HU realiza semana de conscientização sobre prematuridade

13/11/2017 12:22

A Unidade Neonatal do Hospital Universitário (HU) da UFSC realiza, a partir desta segunda-feira, 13, até domingo, 19, diversas atividades em alusão ao mês da Prematuridade. A semana teve início com o evento ‘Cuidando do cuidador: Auricoloterapia e Craniopuntura para os profissionais e mães da Unidade Neonatal’. Nesta terça, 14, durante todo o dia será promovido, no Auditório do HU, o curso de ‘Sensibilização para a Atenção Humanizada ao Recém-Nascido Pré-termo e de Baixo Peso’.

Celebrado em dia 17 de novembro, o Dia Mundial da Prematuridade tem o objetivo de sensibilizar os profissionais e a comunidade sobre a prevenção da taxa de prematuridade, como ainda atuar na redução de danos no desenvolvimento das crianças nascidas pré-termo e de baixo peso. Para o encerramento da semana está programada a Caminhada da Prematuridade, com saída às 10h deste domingo, 19, do Trapiche da Avenida Beira Mar Norte.

Segundo o Inquérito Nacional sobre Partos e Nascimentos, realizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e divulgado em dezembro de 2016, a taxa de prematuridade é de 11,5%, quase duas vezes superior à observada nos países europeus. Deste percentual, 74% são prematuros tardios (nascidos entre a 34ª e 36ª semana gestacional). A ação do HU conta com o apoio da Associação dos Amigos do HU e da Prefeitura Municipal de Florianópolis.

Confira a programação da Semana da Prematuridade.

Tags: baixo pesoDia da PrematuridadeHUPrematuridaderecém-nascidoUFSC