‘Experimenta’: segundo dia de atrações traz teatro, documentários e encontro com artistas

06/11/2017 14:19

O “Experimenta”, um evento que incentiva as variadas formas de arte dentro da UFSC, recebe, nesta terça-feira, 7 de novembro, peças teatrais, exibição de documentário e encontro com artista. O Experimenta vai até o dia 10 de novembro com diversas atrações culturais pela universidade, como dança, teatro, música, entre outras atividades artísticas que são abertas às comunidades acadêmica e externa.

Encontro com Artista – Elias Andrade

No Hall do Centro de Cultura e Eventos (CCEven), às 14h30, o artista estará pintando uma obra, o que possibilita que os participantes conheçam suas técnicas de pintura e sua trajetória.

Peça Teatral: Pegando do Resto

Na Caixa Preta do Bloco D no CCE, às 18h, o Grupo Teatral Abaporu apresenta a peça “Pegando do Resto”.

Nada a fazer. O tempo passa mais rápido quando se está distraído. Por que não iludir a espera? Escute! Ouviu isso? Eu também não. Não se pode rir… meramente sorrir. Em lugar preto e branco ri quem tem cor. Nessa adaptação do texto de Samuel Beckett, as máscaras larvárias do Grupo Abaporu exploram o lusco-fusco dos dias manipulando o espaço e o tempo. Enquanto se espera, o ócio desenvolve situações para mantê-las sempre um segundo atrás do ponteiro do relógio.

Direção: Blenda Trindade
Duração: 55min
Classificação: livre

Exibição do documentário “Anauê! O Integralismo e o Nazismo na Região de Blumenau”

No auditório da Sede Acadêmica da UFSC Blumenau, às 19h, acontece a exibição do documentário.

Com depoimentos de acadêmicos e descendentes de alemães da região de Blumenau, o documentário revisita o que aconteceu no período da Segunda Guerra Mundial àquela sociedade: o envolvimento ideológico com o nazismo e integralismo; as informações que tinham sobre o holocausto; como foi tratada esta sociedade pela “nacionalização” e a relação que havia entre alemães e brasileiros natos.

Direção: Zeca Pires
Duração: 107min

Apresentação da peça “Auto da Compadecida”

Espetáculo: Auto da Compadecida

No Auditório Garapuvu, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC, acontece a apresentação da montagem teatral “Auto da Compadecida” às 20h.

No Auto da Compadecida testemunhamos a história de João Grilo e Chicó, dois sertanejos pobres que fazem de tudo para conseguir sobreviver a mais um dia no sertão. Enganando e trapaceando quem estiver pela frente, após a chegada de cangaceiras na cidade os habitantes são mortos e a esperteza da dupla é confrontada com o julgamento do Diabo até a chegada da Compadecida.

Direção: Paulo Balardim
Duração: 110min
Classificação: livre – o espetáculo é longo e pode ser cansativo para crianças muito pequenas

O projeto Experimenta teve sua primeira edição em 2016 e desde então busca levar aos diversos locais da UFSC várias atrações culturais como dança, música, teatro, performances, além de workshops que vão proporcionar à comunidade universitária e local uma semana inteira de espetáculos nas mais diversas formas de expressão artística. O evento é realizado pela Secretaria de Cultura e Arte da UFSC e pretende criar um “supercircuito” de arte e cultura que vai tomar conta de diversos espaços da UFSC.

Serviço:

O quê: Experimenta.
Quando: de 6 a 10 de novembro.
Onde: espaços da UFSC Florianópolis e Blumenau.
Quanto: gratuito e aberto ao público.
Evento no Facebook: Experimenta.

Mais informações sobre o Experimenta e outras atividades artísticas culturais desenvolvidas na Universidade Federal de Santa Catarina através do site da Secretaria de Cultura e Arte da UFSC ou pelo Facebook.

Tags: UFSCUniversidade Federal de Santa Catarina