Divulga Arte e Cultura nº 1 – novembro de 2017

13/11/2017 13:19

Edição nº 01 – novembro de 2017

A Agência de Comunicação (Agecom) apresenta o informativo Divulga Arte e Cultura, com o objetivo de difundir a cobertura das atividades artísticas e culturais que envolvem a UFSC. Nessa primeira edição serão mostradas matérias representativas do período de abril a outubro de 2017. São ao todo 15 textos que abordam literatura, música, pintura, cinema e teatro, em temáticas das mais diversas como exposições, festivais, poesia, tradução e programação da TV UFSC. Confira!

Traduções de Shakespeare publicadas pela EdUFSC integram acervos de bibliotecas inglesas

Duas obras de Shakespeare publicadas pela Editora da UFSC (EdUFSC), traduzidas por Rafael Raffaelli, integram o acervo de importantes bibliotecas do Reino Unido. As recentes traduções de A tragédia de Macbeth e Sonho de uma noite de verão foram aceitas na The British Library e Senate House Library, localizadas em Londres; Bodleian Libraries, na Universidade de Oxford; National Library of Scotland, em Edimburgo, capital da Escócia; Library of Birmingham, em Birmingham; e Shakespeare Birthplace Trust, em Stratford-upon-Avon, cidade natal de Shakespeare. Leia mais.

Neti e TV UFSC lançam curta-metragem sobre expectativa de vida de portadores de deficiência

O curta-metragem Ana e Guerthe, realizado pelo Núcleo de Estudos da Terceira Idade (Neti) e TV UFSC, foi lançado no dia 19 de maio, no Centro Socioeconômico (CSE) da UFSC. O filme trata da expectativa de vida de portadores de deficiência e está ligado ao projeto “A rede de atenção à saúde e de suporte social à pessoa idosa com deficiência na Grande Florianópolis e as tecnologias de cuidado”. Leia mais.

Ritmos brasileiros marcam primeira noite do 4º Festival de Música da UFSC

A música brasileira conduziu o repertório dos dois shows da primeira noite do IV Festival de Música da UFSC. A soprano e cantora lírica Chiara Santoro, ao lado da pianista Helena Scheffel, apresentaram uma retrospectiva de alguns clássicos da canção brasileira. O grupo Cassio Moura Quarteto interpretou composições que passavam pelo jazz, blues e choro. O público apreciou os dois espetáculos e aplaudiu de pé. Leia mais.

Último dia do 4º Festival de Música da UFSC encanta o público

“Incrível”, “magnífico” e “emocionante” foram algumas das palavras expressas pelo público presente no último dia do IV Festival de Música da UFSC. A noite começou com a música instrumental de Felipe Coelho Trio, seguida pela sonoridade intensa e performática da dupla Tatiana Cobbet e Marcoliva (Sonora Parceria), ao lado do sexteto Alujazz. O festival ocorreu de 25 a 27 de setembro, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC. Leia mais.

Exposição ‘Silêncio’ marca inauguração de nova galeria de arte da UFSC

Um tapete de grama envolto em plástico transparente conduz a um totem com nove quadros, representando três grandes telas. Nas paredes brancas há outras oito telas e ao final dessa exposição ainda há a mesma porta de entrada do Centro de Cultura e Eventos. Agora, porém, sem o balcão de recepção e a antessala, o outrora corredor de entrada é agora a mais nova galeria de arte da UFSC. Leia mais.

Novo livro de José Isaac Pilati resgata uma epopeia de gente simples

A cidade é Nonoai, próxima ao porto do Goio-en, no rio Uruguai. Um cenário marcado por pessoas, costumes e fatos que definiram um período de intensa atividade econômica centrada na madeira, no Sul do Brasil (1920-1960), utilizando como transporte as balsas de toras pelo Uruguai até a Argentina, nas enchentes do rio. O risco era muito grande e o contexto era de uma vida dura, de violência, mas com todos os ingredientes da vida humana e de tempos heróicos. Leia mais.

Museu Patrimonial da UFSC inaugura exposição no Centro de Eventos

A primeira exposição do Museu Patrimonial da UFSC foi inaugurada no dia 17 de abril, com a presença de ex-reitores, pró-reitores e autoridades acadêmicas. Gabriel Martins, um dos idealizadores e curador do projeto, abriu a cerimônia: “Inauguramos aqui uma nova forma de vermos a gestão patrimonial da UFSC. Somos a mais antiga universidade federal do estado e temos muita história para contar. Essa história pode ser narrada com nossos instrumentos de trabalho. Neles estão concretizadas diversas atividades, algumas que não existem mais”, afirmou. Leia mais.

Coordenadoria da UFSC divulga ferramenta para passeio virtual pelas fortalezas

O site da Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina está com uma novidade. Agora é possível fazer um passeio virtual e conhecer melhor a estrutura de visitação, a história e cada um dos edifícios das fortalezas que estão sob gestão da UFSC – Anhatomirim, Ratones e Ponta Grossa. Leia mais.

Núcleo lança livro ‘Territórios do Axé’, sobre mapeamento dos terreiros na região de Florianópolis

Um convênio entre UFSC e IPHAN resultou no livro Territórios do Axé: religiões de matriz africana em Florianópolis e municípios vizinhos, organizado pelo Núcleo de Estudos de Identidades e Relações Interétnicas (Nuer). O livro foi entregue dia 16 de setembro, durante seminário no Templo Ecumênico da UFSC, às lideranças religiosas e demais autoridades, e deverá ser encaminhado às instituições catarinenses diretamente envolvidas com as religiões afro-brasileiras. Leia mais.

Biblioteca Central homenageia Anita Garibaldi com sala de consulta a obras raras

A Biblioteca Universitária (BU) batizou a Sala de Consulta às Obras Raras com o nome Anita Garibaldi, em homenagem à mulher catarinense, que foi um exemplo de dedicação e coragem. A nomeação foi sancionada pelo Gabinete da Reitoria. Leia mais.

Centro de Estudantes do Neti funda Academia de Canto e Letras

A fundação da Academia de Canto e Letras do Centro de Estudantes do Núcleo de Estudos da Terceira Idade (Ceneti) foi marcada por homenagens a 35 pessoas que se destacaram pela notoriedade na causa do idoso. A academia surge com o objetivo de ampliar, harmonizar e qualificar as ações de caráter cultural articuladas pelo Núcleo de Estudos da Terceira Idade (Neti) e Ceneti. Leia mais.

16ª Sepex: Grupo de Artes Marciais Medievais expõe armas e armaduras da Idade Média

Se você andar pelos estandes da 16ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (Sepex) e ver alguém vestindo armaduras do período medieval, fique tranquilo! São os integrantes do Sistema de Combate e Artes Marciais Medievais (Scam), projeto de extensão que faz parte do Departamento de História da UFSC, marcando presença no evento. Leia mais.

Professora e doutoranda da pós em Literatura da UFSC lançam livro sobre poesia italiana

A professora do Programa de Pós-Graduação em Literatura da UFSC Patricia Peterle e a doutoranda Elena Santi lançam o livro Vozes: cinco décadas de poesia, no dia 8 de agosto, durante o Congresso Internacional da Associação Brasileira de Literatura Comparada. Leia mais.

Coordenadoria das Fortalezas lança projeto de educação patrimonial para crianças

A Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina iniciou no dia 24 de agosto o projeto de educação patrimonial “Aprender sobre história também é coisa de criança!”, voltado às crianças da educação infantil e do primeiro, segundo e terceiro ano do ensino fundamental. Leia mais.