Cursos de Ciências Biológicas da UFSC são avaliados com conceito 5 pelo Ministério da Educação

16/11/2017 11:08

Os cursos de Ciências Biológicas da UFSC atingiram o conceito 5, de excelência, de acordo com avaliação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação. Em 2014, as notas de Licenciatura e Bacharelado foram 1 e 2, por conta de um boicote dos estudantes ao Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade).

“O Ministério começou a reavaliar o curso como se fosse novo e, desde 2014, tivemos de prestar contas ao MEC e ao Inep”, afirma o coordenador do cursos de graduação em Ciências Biológicas da UFSC, Carlos Zanetti. Ele explica que as avaliadoras do Inep estiveram na UFSC na semana passada e realizaram visitas a salas de aula, laboratórios, herbário e reuniões com professores, coordenadores, Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), Núcleo Docente Estruturante e alunos.

Carlos Zanetti, coordenador do curso de graduação em Ciências Biológicas. Foto: Ítalo Padilha/Agecom/UFSC

“As avaliadoras apresentaram um parecer de 30 páginas, atestando as características de excelência dos cursos. Recebemos a decisão com muita alegria. A nota 5 reflete décadas de suor e esforço de professores, alunos e técnicos com os cursos”, diz Zanetti.

Agora, um novo dado será acrescentado à avaliação do Inep: o resultado das provas do Enade 2017, que será realizado em 26 de novembro pelos alunos concluintes. Zanetti conta que está em contato com os estudantes e tem tentado convencê-los que o boicote não é uma boa estratégia. “Os estudantes têm direito a reclamar, mas o boicote não é só um tiro no pé, mas um tiro no pé do outro, porque a nota sobra para todos que ficam no curso. Por conta desta avaliação, por exemplo, a administração do curso ficou trabalhando em cima desta visita em vez de focar em outros assuntos”.

As perspectivas são boas para 2018, segundo Zanetti. “Temos realizado contratações, além de repor os professores que se aposentaram. Ampliamos laboratórios e vamos inaugurar um prédio novo no ano que vem. Estamos num processo de crescimento e isto refletiu na nota”.

Mais informações no site: portal.ccb.ufsc.br

Caetano Machado/Jornalista da Agecom/UFSC

Tags: Ciências BiológicasEnadeExame Nacional de Desempenho de EstudantesinepUFSC