Conselho Municipal de Educação de Florianópolis vence prêmio nacional

30/11/2017 15:39

Foto: divulgação

A capital catarinense foi a vencedora do Prêmio Nacional “Vilmar Rosa de Mendonça – Experiências exitosas dos conselhos municipais de educação” na categoria “Função Mobilizadora”. Obteve ainda o segundo lugar em “Função Normativa”.

Os dois trabalhos serão apresentados em Ilhéus, na Bahia, no XXVII Encontro Nacional dos Conselhos Municipais de Educação, que ocorrerá de 27 a 29 de novembro.

A “Função Mobilizadora” se destacou graças a uma série de fóruns e colóquios realizados pelo Conselho Municipal de Educação. Este ano, um colóquio reuniu mais de 150 pessoas, entre professores, diretores e supervisores, para discutir diversas resoluções, entre as quais a Étnico-Racial.

A UFSC tem como representantes nessa entidade as professoras Jane Bittencourt, coordenadora da última edição do Programa Nacional de Capacitação de Conselheiros Municipais de Educação e Vera Lúcia Bazzo, coordenadora do Programa de Apoio aos Dirigentes Municipais de Educação, ambos vinculados ao Comitê Gestor de Formação Inicial e Continuada dos Profissionais da Educação Básica (Comfor), sediado pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da UFSC e coordenado pela pedagoga Rute da Silva.

O Conselho Municipal de Educação de Florianópolis existe há 26 anos. O CME elabora as regras que adaptam para o município as determinações das leis federais ou estaduais e que as complementem, quando necessário. Também autoriza ou não o funcionamento das escolas públicas municipais e da rede privada de ensino, além de legalizar cursos e deliberar sobre o currículo da rede municipal de ensino. Acompanha a execução das políticas públicas e monitora os resultados educacionais do sistema municipal.

Sobre o prêmio

O Prêmio foi criado pela União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME). O nome é uma homenagem ao ex-conselheiro Vilmar Rosa de Mendonça, do município de Cacoal, em Rondônia, e coordenador estadual da UNCME. Falecido em 2016, em pleno exercício do mandato, era um dos principais entusiastas da premiação das experiências bem sucedidas dos conselhos de educação do Brasil.

Fonte: www.pmf.sc.gov.br