Compositor Kleber Alexandre realiza concerto de violão durante o projeto Experimenta

07/11/2017 08:18

O compositor e instrumentista Kleber Alexandre realizará um concerto de violão no Teatro da UFSC (ao lado da Igrejinha), no dia 8 de novembro, quarta-feira, às 20 horas, como parte da programação do Projeto Experimenta, promoção da Secretaria de Cultura e Arte, da Universidade Federal de Santa Catarina.

Nesse concerto, o músico executará composições para violão solo de compositores espanhóis, como  Tarrega (Capricho Árabe, Recuerdos de Alhambra), Llobet (El noy de la Mare),  Torroba (Romance de los pinos); brasileiros, como Villa-Lobos (Choro 1, Prelúdio 3), Dilermando Reis (Dr. Sabe tudo), Baden Powell (Retrato Brasileiro);  e do cubano Leo Brouwer (Un dia de Noviembre). Além dessas peças, Kleber Alexandre irá executar algumas composições de sua autoria, entre as quais Preludio, Quasi uma Miniatura e Vague Relics.

Sobre o músico

Kleber Alexandre é bacharel em composição e regência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), onde teve aulas com Villani-Côrtes, Sérgio de Vasconcellos Corrêa, Nilson Lombardi, Edson Zampronha, Flo Meneses, entre outros. Estudou violão na Escola Municipal de Música de São Paulo (EMMSP) com Edelton Gloeden e Everton Gloeden, improvisação e arranjo com Ulisses Rocha e choro com Francisco Araújo.

As composições de Kleber Alexandre já foram executadas por diversos concertistas, no Brasil e no exterior. Sua composição “Preludio” faz parte do Cd “Music for Guitar by Brazilian Young Composers” gravado pelo concertista Gilson Antunes. A Camerata Florianópolis gravou o CD “Santa Catarina”, com composições para orquestra de cordas de sua autoria.

Entre 2006 e 2011 foi professor de percepção, harmonia, canto coral, violão e prática de conjunto da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Atualmente cursa doutorado no Departamento de Literatura da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

O músico é instrutor de violão nas oficinas de arte do Departamento Artístico Cultural (DAC), da Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte) da UFSC.

Projeto Experimenta

O Experimenta retorna à cena da UFSC de 6 a 10 de novembro. O evento que incentiva as variadas formas de arte dentro do meio universitário oferece uma semana repleta de atrações de teatro, dança, cinema, música, exposições, performances e workshops.

Em sua segunda edição, o Experimenta traz mais de 18 atrações gratuitas que serão apresentadas em diversos espaços da UFSC Campus Florianópolis e Blumenau. A programação foi concebida de forma conjunta entre Secretaria de Cultura e Arte da UFSC, com os cursos de Artes Cênicas, Cinema, Museu Universitário e Centro de Desportos, além da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Realizado pela Secretaria de Cultura e Arte da UFSC o Experimenta visa divulgar a produção cultural concebida na UFSC, baseada na pesquisa em arte, através das expressões artísticas, propiciar o acesso a diferentes linguagens e espaços culturais, bem como a formação de um público interno e externo à Universidade.

Para a secretária de Cultura e Arte da UFSC, Maria de Lourdes Alves Borges, “num momento em que as expressões artísticas estão sendo atacadas e censuradas, num momento em que não podemos mais dizer que vivemos num pleno Estado de Direito, fazer arte é resistir. Que a arte seja a nossa forma de protesto!”.

Confira a programação completa do Experimenta em: http://secarte.ufsc.br/experimenta/experimenta-programacao/

Serviço:

O quê: Concerto de violão com o compositor e instrumentista Kleber Alexandre.

Quando: dia 8 de novembro de 2017, quarta-feira, às 20 horas.

Onde: Teatro da UFSC (ao lado da Igrejinha), Praça Santos Dumont, Trindade, Florianópolis (SC).

Quanto: Gratuito e aberto à comunidade. O teatro abre uma hora antes do início da apresentação, para a entrega de ingressos. Capacidade: 108 lugares.

Contato: Experimenta: UFSC Florianópolis: www.secarte.ufsc.br | Evento no Facebook (https://www.facebook.com/events/139876323316936)| (48) 3721-2376  //  Departamento Artístico Cultural/Teatro da UFSC: (48) 3721-3853 – www.dac.ufsc.br