Competição realizada em parceira com o Projeto Imagine é destaque na revista internacional ‘Nature’

09/11/2017 09:50

O Imagine-PanGea, primeiro concurso de popularização científica de caráter multicultural e multilinguístico, foi destaque na edição desta semana da revista Nature, um dos mais prestigiosos periódicos científicos do mundo, que acaba de completar 148 anos de existência. A competição, que envolveu estudantes de mestrado e doutorado de diferentes países em desenvolvimento, foi uma realização do Projeto Imagine da UFSC, em parceria com a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e duas redes internacionais de popularização da ciência, a RedPOP da América Latina e o African Gong da África.

O Imagine-PanGea é uma competição de popularização científica com foco em públicos da América Latina, África e Caribe que conta com o apoio de três grandes organizações de popularização científica: African Gong (Pan-African Network for the Popularization of Science; Technology and Science Communication), RedPOP (Red de Popularización de la Ciencia y la Tecnología de América Latina y el Caribe) e SBPC.

Inspirados em ações bem sucedidas como Falling Walls Lab (Alemanha), MT180 (França) e 3MT (Austrália), o Projeto Imagine e suas instituições parceiras criaram uma competição de vídeos para estudantes de pós-graduação com o objetivo de comunicar ciência para além de fronteiras, culturas e línguas, com especial ênfase no estreitamento dos laços entre América Latina, África e Caribe. Portanto, a originalidade desta ação reside em seu caráter multicultural e multilinguístico, no estímulo às parcerias globais Sul-Sul e na busca da aproximação entre uma nova geração de pesquisadores e as populações vulneráveis de diferentes países em desenvolvimento.

Mais informações, acesse a página do Facebook ou o site do Imagine-Pangea.

Tags: Imagine-PanGeaUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina