Café com Dança promove o debate ‘Dança e deficiência – destravando indagações’

29/11/2017 09:40

O ciclo de palestras e debates Café com Dança irá apresentar a discussão “Dança e deficiência – destravando indagações” em seu Ciclo 3: Danças e Articulações, com Carla Vendramin (UFRGS) e Ana Luiza Ciscato.  O encontro, que conta com apoio da Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte), Centro de Desportos e Departamento de Artes/CCE, será no dia 4 de dezembro, às 14h30, na Sala Pitangueira, no segundo piso do Centro de Cultura e Eventos da UFSC. A coordenação do evento é de Vera Torres (DEF/CDS) e Débora Zamarioli (ART/CCE).  

A discussão

A conversa no Café com Dança vai fomentar algumas destas indagações referentes às temáticas dança e deficiência: dança inclusiva, dança integrada, dança com grupo de habilidades mistas, dança com pessoas especiais, com pessoas com deficiência.

Neste universo diverso, o vocabulário está ligado a um processo que implica as relações sociais e, nele, a imagem e representação as quais pessoas com deficiência estão atreladas e as quais se pretende desafiar. O fazer em dança se desdobra com a multiplicidade dos corpos e revela questões específicas dentro da variabilidade dos contextos e das propostas. O processo de criação de um artista de nível profissional em dança, que pesquise a partir da sua própria experiência da deficiência, contém questões específicas sobre o desenvolvimento de seu trabalho.

Um grupo misto de pessoas com e sem deficiência possuirá outras questões sobre sua prática que, ainda é oscilante, dependendo de estar atrelado a uma conjuntura comunitária, institucional, reabilitatória, ou se estiver imerso na cena da dança. Enquanto existem variações sobre o desenvolvimento da prática, metodologias usadas e processos de criação coreográfica em cada caso, no que se refere à participação de pessoas com deficiência na dança, às questões sociais, de acessibilidade e de representatividade são comuns a todos.

As convidadas

Carla Vendramin é professora no Curso de Licenciatura em Dança da ESEFID – UFRGS e é coordenadora do projeto Diversos Corpos Dançantes nesta instituição. É Mestre em coreografia pela Middlesex University, Londres, Reino Unido, 2008. Na Inglaterra, trabalhou em projetos educacionais da Cia de Dança Candoco, entre 2005 e 2010.

Ana Luiza Ciscato é pedagoga, professora de dança e coreógrafa. É formada em dança clássica pela Royal Academy of Dance de Londres (Brasil,1984) e pela metodologia cubana de dança clássica (Cuba, 1992); pós-graduada em Psicoballet em Cuba (1992). Desde 2014 coordena a Cia. de Dança Lápis de Seda (Florianópolis /SC).