Processo Seletivo 2021.2: UFSC divulga resultado para ingresso em 2.096 vagas da graduação

17/09/2021 15:56

A Comissão Permanente do Vestibular (Coperve) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) divulgou nesta sexta-feira, 17 de setembro, o resultado do Processo Seletivo UFSC 2021.2. Confira as listas de aprovados no site processoseletivo20212.ufsc.br.

Do total de vagas ofertadas, 2066 serão para o segundo semestre de 2021 e 30 vagas serão ofertadas para o primeiro semestre de 2022 para o curso de Graduação em Medicina de Araranguá. Além disso, as vagas diferem-se na modalidade de ingresso: 1.493 vagas foram preenchidas utilizando-se a nota obtida em uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dos anos de 2017 ou 2018 ou 2019 ou 2020, e as demais 603 vagas foram preenchidas utilizando-se o número de acertos obtidos em um dos vestibulares 2018, 2018.2, 2019, 2019.2 ou 2020 da UFSC.

Matrículas

Aprovados devem estar cientes dos procedimentos de matrícula, que ocorrem em duas etapas: On-line e Documental. Em razão da pandemia de Covid-19, todos os procedimentos são realizados por meio da internet, inclusive as validações de autodeclarações de candidatos classificados nas cotas da Política de Ações Afirmativas (cotas) da UFSC.

>> Confira todas as regras de matrícula

A etapa on-line da matrícula será realizada de 21 a 24 de setembro, através do link simig.sistemas.ufsc.br. O candidato classificado precisa seguir todos os passos, emitir e salvar a negativa de matrícula (declaração de que não possui matrícula simultânea em outra instituição pública de ensino superior ou em outro curso da UFSC) e as autodeclarações a serem preenchidas pelos candidatos cotistas. O último passo nesta etapa é emitir e salvar o comprovante de matrícula online com protocolo.

As vagas que não forem ocupadas na etapa on-line da matrícula da 1ª chamada serão realocadas para os candidatos subsequentes e imediatos da lista de espera, sendo publicadas em edital de 2ª chamada no dia 28 de setembro. Os classificados devem realizar a sua matrícula on-line entre 28 de setembro e 1 de outubro

Antes da etapa documental, os candidatos que optaram pelas vagas de cotas precisam realizar a validação das autodeclarações através do Sistema de Apoio às Validações (Sisvalida). Para isso, precisam enviar os documentos às Comissões de Validação no período de 4 a 8 de outubro. Orientações e informações adicionais para envio de documentos estão na Portaria de Matrícula.

A etapa documental, de 4 a 27 de outubro, consiste no envio de documentos para as Coordenadorias dos cursos em que o candidato foi aprovado – incluindo as autodeclarações já validadas pelas respectivas comissões, no caso de candidatos cotistas. A Portaria de Matrícula traz informações sobre lista de documentos, formatos de arquivos e formas de envio, além dos endereços de e-mail das Coordenadorias de cada curso.

Validações

Desde os primeiros meses da pandemia de Covid-19, a Secretaria de Ações Afirmativas e Diversidades (Saad) tem usado métodos não presenciais para validação das autodeclarações emitidas pelos candidatos que se inscreveram às vagas reservadas às cotas em processos seletivos para ingresso na UFSC. Atualmente, todas as validações necessárias à matrícula pelos candidatos de todos os campi são realizadas através do Sisvalida, um sistema online para validação dos requerimentos.

Os estudantes classificados nas modalidades de cotas devem se cadastrar no Sisvalida, informando o número do CPF e criando uma senha. É necessário informar corretamente um e-mail pessoal e ativo, pois o link para validação do cadastro é enviado para esse e-mail. Com o link, é possível fazer a confirmação dos dados cadastrais.

Em seguida, o candidato escolhe a modalidade de validação que deseja fazer: validação de renda, validação PPI (Pretos, Pardos e Indígenas) ou validação de deficiência. Caso precise encaminhar documentos para mais de uma comissão de validação, o candidato deve preencher as informações e incluir documentos em cada uma das diferentes abas.

Os documentos inseridos devem estar no formato PDF, o único formato de documento aceito pelo sistema Sisvalida (com exceção do vídeo exigido pela validação de Pretos, Pardos e Negros). É recomendável salvar todos os arquivos previamente em um computador.
Na validação de renda, além de uma série de documentos, o candidato deverá preencher uma planilha informando dados de todos os membros da família, incluindo crianças e adolescentes.

A validação de pretos, pardos e indígenas é dividida em duas categorias. Para pretos, pardos e negros (PPN) é necessário, além do formulário de autodeclaração, um documento de identificação com foto e um vídeo. O Sisvalida contém orientações para o registro de vídeo e para o envio dos documentos. Para indígenas e quilombolas, é necessário incluir um documento de identificação com foto, a autodeclaração de indígena e um documento de pertencimento emitido por autoridades indígenas ou pela Fundação Nacional do Índio (Funai).

Os candidatos que declararam deficiência deverão informar no Sisvalida o tipo de deficiência: física, mental, intelectual, auditiva, visual ou autismo. Todos devem apresentar laudo médico, emitido preferencialmente por profissional especializado na deficiência apontada. Candidatos com deficiência auditiva ou visual deverão apresentar exames complementares, enquanto os laudos de candidatos do espectro autista devem trazer informações adicionais.

Depois de preencher cada uma das abas e enviar documentos, o candidato poderá imprimir ou salvar em seu computador o comprovante de recebimento pela comissão respectiva. Para orientar os candidatos, a Saad elaborou um manual de utilização do Sisvalida. As autodeclarações estão disponíveis em saad.ufsc.br/autodeclaracoes.

Tags: coperveProcesso Seletivo 2021.2UFSCUniversidade Federal de Santa Catarina