Secretaria de Segurança Institucional recebe novos uniformes

17/10/2017 12:33

Alacoque: pertencimento. Foto: Ítalo Padilha/Agecom

A reitora em exercício da UFSC, Alacoque Lorenzini Erdmann, fez nesta terça-feira, 17, a entrega dos novos uniformes da Secretaria de Segurança Institucional da instituição. São 80 camisetas, duas para cada servidor da secretaria, além um colete operacional para cada um, identificados com o brasão da universidade, da secretaria, com os dizeres Segurança Universitária nas costas e produzidos em material dry.

“O uniforme vai muito além da disciplina e de servidor como identificador das pessoas. Ele, de fato, faz com que a pessoa se sinta pertencente à instituição, e isso é fundamental. O sentimento de pertencimento é essencial na vida de quem é trabalhador da UFSC, é o que dá o verdadeiro sentido”, disse a reitora.

Para o Secretário de Segurança Institucional, Leandro Luiz de Oliveira, um dos ob jetivos do novo uniforme é mostrar ostensividade. “Mostrar que a segurança está na rua, transmitir confiança. O pessoal circula com a viatura caracterizada, mas acaba descendo do carro sem o uniforme ou com o uniforme inadequado, já desbotado ou desgastado”, observa Oliveira. “Estávamos há cinco anos sem receber uniformes”.

Hoje a secretaria possui 38 servidores do quadro funcional da UFSC, mais três vindos da extinta Rede Ferroviária Federal. “O que mais a gente sente falta é de servidor do quadro. Tem sempre que estar otimizando e ajustando a escala de serviço, até porque nossa demanda é diferente da demanda da iniciativa privada. A universidade é muito grande. Atendemos em setores distintos e distantes do campus, como por exemplo no bairro do Itacorubi, onde está localizado o Centro de Ciências Agrárias, até a Fazenda da Ressacada, no sul da Ilha”.

E a reposição do quadro, com as aposentadorias, só pela via da terceirização, uma opção do governo federal a partir do ano 2000. “Temos hoje o suporte de uma vigilância privada, mas a um custo muito alto para a universidade”, sublinha Leandro de Oliveira.

Ele, no entanto, comemora alguns números e apresenta algumas porcentagens de redução de ocorrências: 22% em furto de patrimônio; 75% furtos de bicicleta; 50% número de roubos; 40% ocorrências que caracterizaram tráfico; 35% de ocorrências em razão da proibição de festas não autorizadas; 66% de ocorrências em que vizinhos reclamaram de perturbação (som proveniente de festas).

“Houve uma redução do número de festas no Campus. O aluno não está impedido de fazer eventos festivos, mas existem alguns limites: não ultrapassar às 21 horas e uma limitação de som”.

Leandro esclarece que a segurança das festas é responsabilidade de quem organiza. “Somos comunicados e montamos um plano de segurança para adequação ao meio ambiente, mas a contratação da segurança para o evento é do organizador”, salienta, “até porque não seria justo dispensar recursos públicos para algo que é, em tese, privado.”

Já o Chefe de Gabinete da reitoria, professor Aureo Mafra de Moraes, aproveitou a ocasião para destacar a criação da nova direção da Secretaria de Segurança, que será ocupada por Teles Espíndola. A atual coordenadoria de segurança ficará a cargo de Clóvis de Souza. As duas portarias foram assinadas na segunda-feira, dia 16.

Foto: Ítalo Padilha/Agecom

“São coisas que podem parecer simples, mas que representam o quanto essa gestão valorizou e está valorizando o trabalho do servidor técnico-administrativo’, ratificou Moraes, que citou também outros dois exemplos de valorização: a Imprensa Universitária e Agência de Comunicação, dois setores que estavam desprestigiados num passado recente e que retomaram, de acordo com ele, o protagonismo que lhes era devido. “Era um compromisso de campanha do professor Luiz Carlos Cancellier e da professora Alacoque Erdmann restituir tão logo possível os diretores dessas duas unidades e resgatar o seu locus institucional”.

Participaram ainda da solenidade o superintendente da Fapeu (Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária), Gilberto Vieira Ângelo; o diretor geral do Gabinete, Alvaro Lezana; o pró-reitor de Assuntos Estudantis, Pedro Manique Barreto e o secretário de Relações Internacionais, Lincoln Fernandes.

Tags: Alacoque ErdmannLeandro Oliveirasegurança institucionalUFSCuninformes