Pesquisador britânico visita a UFSC para parceria envolvendo atletas paralímpicos

06/10/2017 11:13

Por meio da chamada pública CONFAP-UK Academies (Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo a Pesquisa e Academias Britânicas de Pesquisa), oriunda do Fundo Newton, os pesquisadores Ricardo Dantas de Lucas (UFSC) e Gary Brickley (Universidade de Brighton) foram contemplados com um projeto que envolve medidas fisiológicas em atletas cadeirantes de elite.

Atualmente, o Laboratório de Esforço Físico (Laef), coordenado pelo professor Luiz Guilherme A. Guglielmo, conta com uma infraestrutura para o desenvolvimento de pesquisas em Ciências do Esporte. Um dos equipamentos recentemente adquiridos por meio do CT-Infra (Finep) é uma avançada esteira rolante, própria para avaliar atletas em cadeiras de rodas. Existem apenas três similares em todo o Brasil.

Brickley, além de professor e pesquisador, também é atleta de natação de longa distância e treinador de diversos atletas medalhistas nos últimos 3 Jogos Paralímpicos. O pesquisador britânico visitará a UFSC entre os dias 7 e 19 de outubro, para desenvolver parte das atividades científicas e ministrará duas palestras abertas para toda a comunidade.

Palestras

A travessia do canal da mancha – nadando em condições extremas: 9 de outubro, segunda-feira, às 12h, no auditório do CDS.

Treinamento e avaliação em atletas paralímpicos: 16 de outubro, segunda-feira, às 10h, no auditório do CDS.

Mais informações por e-mail  ou pelo telefone (48) 3721-4775.