Obra exigida nos vestibulares da UFSC e da Udesc é tema de três eventos nesta sexta-feira, 27

26/10/2017 10:39

Três eventos acontecem nesta sexta-feira, 27 de outubro, tendo como foco o livro ‘Nós’, do escritor Salim Miguel, lançado pela Editora UFSC um ano após a sua morte. A obra é uma das exigidas pelos vestibulares de versão 2018 da UFSC e da Udesc.

A primeira atividade inicia às 9 horas no Espaço Eglê Malheiros e Salim Miguel, localizado na Praça Getúlio Vargas (Praça dos Bombeiros). Aberta ao público, a conferência ‘(Re) lendo a obra desmontável de Salim Miguel a partir de Nós’ será proferida pela professora do Departamento de Língua e literatura Estrangeiras (DLLE/UFSC), Luciana Rassier, e faz parte do projeto Sarau Literário Eglê Malheiros & Salim Miguel desenvolvido, em parceria, pela UFSC e a Udesc.

À noite, a partir das 19 horas, no Plenarinho da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), serão realizadas, respectivamente, uma conferência e um minicurso sobre a obra ‘Nós’ para os estudantes do cursinho pré-vestibular do Projeto de Educação Comunitária Integrar, da UFSC.

Segundo Luciana os eventos são diferentes, mas complementares para os que farão o vestibular esse ano. “Primeiro farei abordagens mais técnicas de como surgiu o gênero policial, os principais autores e as características. Abordo também a importância de prestar atenção a elementos como a capa, o sumário, o texto da contracapa”.

O percurso de Salim Miguel será apresentado ao público. “É um intelectual que se destaca no cenário cultural brasileiro, que recebeu o principal prêmio da Academia Brasileira de Letras em 2009, o prêmio Machado de Assis, pelo conjunto de sua obra”, reforça ela.

Em um segundo momento, a professora trará chaves de análise da obra ‘Nós’. “É uma narrativa extremamente contemporânea, fragmentada, arrojada. Essa novela policial gira em torno de um crime, rodeado por mistérios e perplexidades. A novela policial ‘Nós’ é instigante, é breve, nos desafia”.

MAIS

O Instituto de Documentação e Investigação em Ciências Humanas (IDCH/FAED) retoma o projeto Sarau Literário Eglê Malheiros & Salim Miguel. Esse projeto, parceria entre a UFSC e a Udesc, teve início em 2015. O Espaço Eglê Malheiros & Salim Miguel acolhe o acervo do casal de intelectual catarinense.

O livro ‘Nós’, de Salim Miguel, pode ser acessado gratuitamente por meio do site da Editora UFSC – Ebook.

Tags: #Vestibular UFSC2018NósSalim MiguelUFSCVestibular