Divulga Ciência nº 14 – outubro de 2017

17/10/2017 15:09

Edição Especial nº 14 – outubro de 2016

A segunda edição do Divulga Ciência de 2017 é lançada em um mês especial. Em outubro toda a universidade se mobiliza para a 16ª edição da Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (Sepex) da UFSC. Este ano, a mostra terá uma cobertura especial da Agecom. Com um estande no evento, a Agência estará no centro da notícia e, além da cobertura, será também visitada em sua rotina. Com isso, a comunidade universitária e a geral poderão participar da cobertura jornalística da Sepex e acompanhar o evento no site da UFSC, na TV UFSC e nas redes sociais, que inova com a transmissão ao vivo pelo Facebook.

16ª Sepex: faltam poucos dias para maior mostra científica do estado

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realizará, entre os dias 19 a 21 de outubro de 2017, a maior mostra científica do estado: a Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (Sepex). Desde 2009, o evento ocorre na terceira semana de outubro, concomitante com a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Leia mais.

Instituições federais de ensino superior se unem para o ‘Dia C da Ciência’

O Dia C da Ciência é uma mobilização nacional com o objetivo de realizar um dia de atividades em escolas, museus, espaços públicos, institucionais próprios e externos, para mostrar à comunidade a importância das pesquisas desenvolvidas por Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação e como são capazes de influenciar o cotidiano de todo cidadão. Leia mais.

UFSC e Educação a Distância: uma relação de longa data

O ensino não presencial existe há muito tempo, viabilizado, primeiro, por correio e, no século XX, por rádio e televisão. Contudo, somente com a revolução das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), as redes, computadores e os novos canais de comunicação romperam definitivamente as barreiras de tempo, espaço e público-alvo. Essa verdadeira revolução ocorrida nas últimas décadas teve uma história particular na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Leia mais.

Pesquisa sobre embriões, publicada em livro pela EdUFSC, venceu Grande Prêmio Capes de Teses

O embrião humano não é um de nós, portanto, pode ser criteriosamente usado para pesquisas, finalidades terapêuticas ou simplesmente ser eliminado. A tese do pesquisador Lincoln Frias, defendida na Universidade Federal de Minais Gerais (UFMG), foi transformada no polêmico livro A ética do uso e da seleção de embriões, lançado pela Editora da Universidade Federal de Santa Catarina (EdUFSC), dentro da Série Ethica. Leia mais.

Laboratório da UFSC conduz pesquisas de âmbito internacional na área de Geociências

O Programa Integrado de Perfuração Oceânica (IODP) – Integrated Ocean Drilling Program – é o maior programa científico multinacional na área de Geociências, com pesquisadores de 23 países reunidos em torno do objetivo comum: o de investigar a história da Terra e monitorar a dinâmica de fundo dos ambientes marinhos através da aquisição de dados provenientes de sedimentos e rochas marinhas. Leia mais.

Lauro Mattei: primeiro professor da UFSC na presidência da Sober

Primeiro professor da UFSC a assumir a presidência da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (Sober), Lauro Francisco Mattei revela que a entidade, como é conhecida, tem algumas preocupações essenciais que perpassam a sua atuação. A primeira delas é manter uma análise bastante atualizada das transformações que vêm passando a agropecuária brasileira. Leia mais.

Pesquisadora da UFSC participa de expedição oceanográfica de 9 mil km pelo Pacífico

35 dias e cerca de 9 mil quilômetros percorridos no Oceano Pacífico, com saída da cidade de Keelung, em Taiwan, e chegada em Lautoka, nas ilhas Fiji. Esse foi o trajeto da expedição Tara Pacific, promovida pela instituição francesa Tara Foundation. Entre os seis pesquisadores a bordo, a única brasileira era Andrea Santarosa Freire, do Departamento de Ecologia e Zoologia (ECZ/UFSC). Leia mais.

UFSC é referência em pesquisa na área de super ímãs de terras raras

O Brasil está dando os primeiros passos na corrida com a China na produção de super ímãs de terras raras. Os ímãs, utilizados na construção de turbinas eólicas, motores e equipamentos eletrônicos, têm mais de 90% de sua fabricação concentrada no país oriental. Os brasileiros esperam alterar este cenário nas próximas décadas com a construção do primeiro laboratório-fábrica de super ímãs. Leia mais.

Projeto MAArE lança livro e portal de dados que proporcionam um mergulho no fundo do mar

De um lado, a beleza, a criatividade. De outro, o método, a produção de conhecimento. A aproximação e o diálogo entre arte e ciência — duas áreas geralmente distantes entre si — foi o caminho escolhido para a concepção do livro que o Projeto de Monitoramento Ambiental da Reserva Biológica Marinha do Arvoredo e Entorno (MAArE/UFSC) acaba de lançar. Leia mais.

Biólogos da UFSC investigam aparecimento de algas gigantes de mares frios no litoral catarinense

Espécies inseridas em um ambiente fora de seu habitat natural, na maioria das vezes indicam um desequilíbrio ambiental, que pode ser causado por alterações no clima, na cadeia alimentar, ou na organização do ecossistema. Quando um fenômeno dessa natureza acontece, biólogos e pesquisadores iniciam análises para avaliar as causas e eventuais consequências dos processos oceanográficos e biológicos relacionados ao evento. Leia mais.

 

Sobre

Divulga Ciência é um boletim eletrônico produzido pela Agência de Comunicação (Agecom) com o objetivo de informar sobre a produção científica vinculada à UFSC.
Outras matérias de Jornalismo Científico publicadas no portal da UFSC neste link.

Edição: Gabriel Martins
Divisão de Gestão de Conteúdo

Acompanhe outras notícias da UFSC no Portal 
Confira a programação da TV UFSC

Agência de Comunicação (Agecom)
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Campus Reitor João David Ferreira Lima, Trindade, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.
 / (48) 3721-9602

Acompanhe a UFSC nas redes sociais:
Facebook
TwitterInstagram