Ciclo de palestras e debates ‘Café com Dança’ inicia Ciclo 3: danças e articulações

23/10/2017 09:57

O ciclo de palestras e debates Café com Dança irá apresentar “A fabricação de um mito para a história da dança no Brasil: o Ballet Stagium” em seu Ciclo 3: Danças e Articulações, com o professor Rafael Guarato (UFG).  O encontro, que conta com apoio da Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte), Centro de Desportos e Departamento de Artes/CCE, será no dia 31 de outubro, às 14h30, na Sala Pitangueira, no segundo piso do Centro de Cultura e Eventos da UFSC. A coordenação do evento é de Vera Torres (DEF/CDS) e Débora Zamarioli (ART/CCE). 

Sobre a palestra:

A proposta é reconstituir historicamente os detalhes que tornaram possível esse fenômeno, tomando como exemplo o Ballet Stagium de São Paulo, buscando desmistificar os pilares em que se assentam tais justificativas, perpassando debates sobre memória, ditadura civil-militar e nacionalismo entre as décadas de 1970 e 1990. Para tanto, serão repassadas as relações entre crítica de dança, poder público e a companhia Stagium que tornaram possível a companhia permanecer no tempo, entrelaçando acontecimentos históricos do período, as produções cênicas do Ballet Stagium e as representações sobre elas com um panorama geral da dança, para compreender a constituição e funcionamento de um campo da dança como arte no Brasil.

Sobre o convidado:

Rafael Guarato – Historiador da dança, professor do curso de Dança da Universidade Federal de Goiás (UFG) e colaborador do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Doutor em Historia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Membro do Conselho Deliberativo e Fiscal (2014/2016) e da Diretoria (2016/2018) da Associação Nacional de Pesquisadores em Dança (ANDA). Membro do Colegiado Setorial de Dança do Conselho Nacional de Políticas Culturais (CNPC/MINC – 2012-1017). Diretor Artístico do Grupo Três em Cena (GO). Desenvolve pesquisas relacionadas a economia da dança, meios de legitimação estética e redes sociais no campo da dança no Brasil.

Sobre o projeto:

O projeto Café com Dança foi imaginado como uma forma de oportunizar momentos de intercâmbio entre artistas, professores, pesquisadores, coreógrafos e estudantes da área artística e comunidade interessada na reflexão sobre dança na contemporaneidade. Teve início no ano de 2013 com o intuito de promover debates qualificados sobre questões relevantes e atuais envolvendo a dança em suas perspectivas pedagógica, histórica, sociopolítica e artística; assim como de contribuir para a formação de um público crítico e receptivo a questões relativas à dança e à arte contemporânea. Ao longo dos últimos anos, o Café com Dança vem promovendo ações na UFSC, tais como a organização de palestras, mesas de discussão, projeções de vídeo-dança, vídeo-documentários, conferências dançadas, vídeo-palestras e atividades afins.

O terceiro ciclo do projeto, intitulado Dança e Articulações, tem como objetivo buscar pontos de encontro entre dança e diversas artes e campos do conhecimento. Neste sentido, pretende apresentar diferentes movimentos, acadêmicos e artísticos, que coloquem a dança em interface com outras disciplinas, assim como produções realizadas em diferentes campos do saber fundadas no encontro com a dança. O projeto recebe pesquisadores e artistas que articulam dança com filosofia, história e artes cênicas, entre outras áreas.