Aluna da UFSC Araranguá recebe premio de destaque em simpósio de integração científica

30/10/2017 16:28

A aluna de Engenharia de Energia da UFSC, Campus Araranguá, Kamille Beatriz de Freitas, foi premiada na categoria Destaque de Apresentação em Pôster, no Simpósio de Integração Científica e Tecnologia do Sul Catarinense (SICT – Sul) com o projeto “Caracterização térmica da casca e da cinza da casca de arroz”. O evento foi sediado no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) em Criciúma, entre os dias 23 e 25 de outubro, e contou com apoio da UFSC.

Aluna Kamille Beatriz de Freitas – UFSC Araranguá. Foto: Divulgação

O evento promoveu com minicursos, palestras, mesas-redondas, além da apresentação de pôster. Kamille conta que a sensação de ver seu trabalho reconhecido é gratificante e diz que  é o reconhecimento de um trabalho feito com muita dedicação. Estou muito feliz em alcançar o objetivo do trabalho e, principalmente, atingir o público com a pesquisa.”

O trabalho da estudante tem o objetivo de caracterizar os resíduos do arroz, a fim de utilizá-los como componente na fabricação de compósitos cerâmicos. As medidas de caracterização térmica foram coletadas no Grupo de Estudo e Síntese de Materiais (Gesmat) da UFSC Araranguá.

Kamille foi orientada pelo professor Claudio Michel Poffo, que falou que os projetos de iniciação científica dão oportunidade aos estudante de iniciar a rotina científica e de planejamento. “A participação em eventos por sua vez, oportuniza aos estudantes a interação com outros grupos, criando sua própria rede de contatos. Todas estas experiências podem se tornar virtudes valiosas ao futuro profissional, tanto no meio científico/acadêmico, quanto industrial”, explica o professor.

Tags: Campus AraranguáEngenharia de EnergiaUFSCUFSC Campus AraranguáUniversidade Federal de Santa Catarina