Agricultores que receberam alunos do CCA em suas casas visitam a UFSC

24/10/2017 13:50

As disciplinas Vivência em Agricultura Familiar, ofertadas para a 4ª fase dos cursos de Agronomia e Zootecnia, do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da UFSC, neste segundo semestre – foram realizadas no município de Imbuia (SC). As disciplinas têm como objetivo proporcionar aos estudantes o convívio com a realidade do meio rural e a dinâmica do processo produtivo, considerando os componentes socioeconômicos, culturais e ambientais, a interação com os agricultores e a vivência dos diferentes aspectos positivos e negativos na rotina diária de uma propriedade agrícola.

O cumprimento de tais objetivos é um esforço que vem sendo realizado pela UFSC há 24 anos para qualificar o processo de formação profissional dos estudantes. Para a realização da vivência neste semestre, a UFSC contou com a parceria da Prefeitura Municipal de Imbuia, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Santa Catarina (Fetaesc) e dos agricultores e agricultoras que receberam e alojaram gratuitamente os estudantes durante 21 dias.

O AgroCidade é uma atividade da disciplina Vivência em Agricultura Familiar, coordenada pela professora Marlene Grade e pela monitora Mayara Breskovit. Esta atividade exercita a indissociabilidade esperada entre dois dos eixos de atuação da UFSC, o ensino e a extensão. Trata-se do momento em que a UFSC, recebe os agricultores e as agricultoras que acolheram e alojaram em suas propriedades agrícolas os estudantes.

A recepção dos agricultores está sob a coordenação de professores do Departamento de Zootecnia e Desenvolvimento Rural e da Direção do CCA. O reencontro entre estudantes e agricultores/as ocorreu de 18 a 20 de outubro. Os agricultores tiveram a oportunidade de visitar laboratórios da UFSC, participar de um jantar oferecido pelos estudantes, visita ao estande da disciplina Vivência em Agricultura Familiar, durante a 16ª Sepex, onde puderam conhecer os trabalhos acadêmicos e mais de 230 fotografias que foram exibidas sobre a Vivência em Ouro (SC) e, em seguida, foram recebidos em audiência pela reitora Alacoque Lorenzini Erdmann. Para seu alojamento durante esses dias, a UFSC contou com a parceria da Fetaesc.

Fotos e Texto: Centro de Ciências Agrárias (CCA)/UFSC