16ª Sepex: estandes para prevenção de doenças realizam testes com visitantes

20/10/2017 19:50

O estande de doenças silenciosas na 16ª Sepex, parte de um projeto de extensão que trata da prevenção de doenças crônicas não transmissíveis, como depressão, problemas respiratórios, câncer, osteoporose, diabete, obesidade.

Estas doenças custam mais do que 70% dos gastos do Sistema Único de Saúde (SUS), e grande parte delas poderia ser evitada com prevenção e bons hábitos. No estande são realizadas medidas antropométricas e um questionário. Após a Sepex os dados serão analisados e enviados por e-mail. No exame sera constatado se o paciente está em algum grupo de risco ou não.

Com intuito parecido, o estande ‘Qual idade tem seu coração’, analisa se o paciente tem tendência de desenvolver alguma doença cardiovascular nos próximos 10 ou 30 anos. O procedimento para o teste consiste em realizar um exame de sangue, medições e questionário. O estilo de vida mais saudável, cuidando do colesterol, diminuindo o estresse, já contribui para diminuir os fatores de risco. De acordo com o professor Roberto Ferreira de Melo, as pessoas devem encaixar as atividades físicas e hábitos alimentares melhores na rotina, como o trabalho, a aula etc.