16ª Sepex: três dias de atrações artístico-culturais gratuitas na UFSC

18/10/2017 10:03

Boi-de-Mamão do NDI

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realizará nesta quinta-feira, sexta e sábado, 19 a 21 de outubro de 2017, a Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (Sepex), com uma variada programação artístico-cultural, no palco do Pavilhão, na Praça da Cidadania, campus Florianópolis, bairro Trindade.

Confira as apresentações dos três dias:

19/10 (quinta-feira)

9h – Abertura do Pavilhão da Sepex e visita aos 150 estandes

10h – Boi-de-Mamão do NDI

Uma das mais tradicionais manifestações folclóricas da Ilha de Santa Catarina. Apresentação de música e dança com crianças do período matutino do Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) da UFSC. Coordenação: arte-educadora Vânia Maria Broering e professora Juliane Mendes Rosa La Banca.

Sarau em Libras – CCE

11h – Sarau em Libras

Sarau em Língua Brasileira de Sinais, em que poetas surdos apresentam suas poesias, as quais refletem a sua emoção e os seus sentimentos: alegrias, tristezas, formas de percepção do mundo e sonhos. Trata-se de um gênero da Literatura Surda que mescla vários recursos e poéticas. Coordenação: professora Fernanda de Araújo Machado.

Banana Orgânica

12h30 – Show Musical – Banda Banana Orgânica

Com composições autorais, letras carregadas de significado e alegria, a banda traz influências como rock, samba e funk, incorporando referências literárias, fazendo um som bem diferente. A banda é um projeto musical dos irmãos Fabiano e Fabrício Foresti que se juntaram ao baixista Jhonatan do Amaral. Coordenação: Rosemar da Silva. Local: Varandão do Centro de Cultura e Eventos da UFSC – Praça da Cidadania

14h – Pegando do Resto

Intervenção teatral em que as máscaras larvárias do Grupo Abaporu (formado por alunos e graduados do curso de Artes Cênicas da UFSC) circulam pelo evento na busca de mais pessoas para esperar por Godot. Acessível a todas as idades e culturas, a intervenção não possui nenhuma fala. Direção: Blenda Trindade. Elenco: Igor Gomes, João Quinalha, Laura Wilbert Gedoz, Maykon José e Pitita Blasius. Produção executiva: Olivia Dias. Produção, cenografia, figurinos, trecos e cacarecos: Grupo Abaporu. Orientação: professora Maria de Fátima “Sassá” de Souza Moretti.

15h – Boi-de-Mamão do NDI

Apresentação de música e dança, numa das mais tradicionais manifestações folclóricas da Ilha de Santa Catarina, com crianças do período vespertino do NDI. Coordenação: arte-educadora Vânia Maria Broering e professora Juliane Mendes Rosa La Banca.

Cantando a Vida – Sala Verde

16h – Cantando a Vida: Uma Performance Musical Inclusiva

Momento musical inclusivo com a Associação Caminhos para a Vida (ACV), ONG que oferece qualidade de vida estimulando a autonomia, comunicação, inclusão e interação social em um projeto de atendimento para jovens e adultos com deficiência intelectual. Com violão, flauta, percussão e voz, músicas populares e também composições próprias da ACV são apresentadas, sob a supervisão da musicoterapeuta Bárbara Trelha Oliveira. Em parceria com a ACV, a Sala Verde da UFSC tem desenvolvido um trabalho inclusivo socioambiental, sob a coordenação da bióloga Marlene Alano Coelho Aguilar.

A Energia da Alegria – Nuhas

17h – A Energia da Alegria

Trabalho do Núcleo de Humanização, Arte e Saúde, a mini-peça de teatro apresenta uma situação de dificuldades para a realização de uma visita domiciliar de um grupo de Doutores Palhaços (Terapeutas da Alegria). Trabalha a busca da superação, mostrando as formas criativas como os terapeutas devem lidar em seus processos de intervenção. Trabalha, a partir deste roteiro, valores preconizados pelos terapeutas, tais como união, solidariedade, altruísmo, interdisciplinaridade, compartilhamento de conhecimentos e trabalho em equipe. Coordenação: professor Walter Ferreira de Oliveira (Depto. de Saúde Pública/CCS/UFSC).

Grupo Abayomi

18h15 – Grupo Abayomi: Dança e Percussão

Apresentação de alguns ritmos e danças da Guiné que foram desenvolvidos durante as oficinas de 2017. O formato será em roda, e o convite é para todos entrarem no ritmo e dançarem junto com o grupo. Formado na UFSC em 2009, o Grupo Abayomi pesquisa diferentes matrizes da dança e percussão do Oeste africano. Integra o projeto de Extensão “Coletivo Afro Floripa” do CED/UFSC. Coordenação: Simone Fortes (dançarina e coreógrafa) e Erik Dijkstra (músico).  

20/10 (sexta-feira)

Capoeira – Grupo Ajagunã de Palmares

12h – Roda de Capoeira

Grupo Ajagunã de Palmares com a participação de Mestre Khorvão, alunos, ex-alunos e servidores da UFSC, e moradores do entorno da Universidade e de outros bairros. Projeto de Extensão Capoeira de Angola – Grupo Ajagunã de Palmares. Coordenação: professor Adair Bonini – Departamento de Língua e Literatura Vernáculas/CCE/UFSC e Mestre Khorvão.

Sarau Vozes Negras

13h15 – Sarau Vozes Negras

Um momento de recitar poesia negra com o objetivo de erguer palavras, versos, punhos e trazer à tona a força da poesia e ancestralidade negras. Segundo o grupo, “a poesia é força, e a palavra viva faz circular afetos, afagos e revoltas, nos colocando em roda, abrindo olhos, ouvidos e corações, e nos possibilitando o reconhecimento coletivo e o tecer de fios e laços presentes, passados e futuros”. O recital é aberto a quem quiser recitar versos próprios ou de outros escritores negros. O Sarau Vozes Negras surgiu de inquietações intelectuais de pós-graduandos negros da UFSC. Coordenação: Jessica F. Oliveira de Jesus, mestranda em Estudos da Tradução (PGET/UFSC).

Itaguaí é Aqui – Capes

14h – Itaguaí é Aqui

Apresentação de peça em adaptação cômica da obra de Machado de Assis “O Alienista”. O tema central é o poder psiquiátrico. O objetivo do grupo é mostrar que “O Alienista”, publicado em 1881/82, continua bem atual. O Grupo de Teatro, Cinema e Terapia para Usuários do CAPS é um projeto de extensão do Departamento de Psicologia da UFSC. Os atores são usuários do CAPS e alunos do Curso de Graduação em Psicologia da UFSC. Coordenação: professor Marcos Eduardo Rocha Lima (Marquito).

Grupo de Canto Vozes da Ilha (NetiI)

15h – Vozes da Ilha

Apresentação do Grupo de Canto Vozes da Ilha, do Centro de Estudantes do Núcleo de Estudo da Terceira Idade (Neti) da UFSC, com músicas do repertório popular brasileiro. Regente: Nilzon Aguiar. Coordenação: Eddy Frantov.

O Entardecer do Samba – Manezinhas em Flor (Neti)

15h30min – O Entardecer do Samba

Apresentação de canções populares com o Grupo de Canto “Manezinhas em Flor”, composto por integrantes do Neti. Regência: Nilzon Aguiar. Coordenação: Urilda Soares – Voluntária do Neti.

Renascer – Grupo de Dança do Neti

16h – Grupo de Dança Renascer do Neti

Apresentação de três coreografias: Encantos da Ilha da Magia, Encontros, e Tango Flamenco, com integrantes do projeto Dança e Movimento na Terceira Idade do Neti. Coordenação: Elsa Casalett, voluntária do Neti.

Grupo Andança – CDS

18h – Danças do Projeto Práticas Corporais – Dança Cigana Indiana: Coreografia: Alapadma; Bailarinas: Dani Knihs, Elsa Cassaleti, Raisa Sagredo, Gabi Beck; Coreógrafa: Criação Coletiva

Jazz Dance: Coreografia: Eclipse; Bailarinas: Alunas do Projeto Práticas Corporais;Coreógrafa: Bruna Letícia

Fusão de Danças: Coreografia: Carimbozão; Bailarina: Anita Malcher; Coreógrafa: Anita Malcher

Grupo de Dança – CDS

 

Jazz Funk: Coreografia: Lua Vermelha; Bailarinas: Alunas do Projeto Práticas Corporais; Coreógrafa: Bruna Letícia

Dança Árabe fusão: Coreografia: No ritmo da lua; Bailarinas: Gabrielle Beck; Coreógrafa: Gabrielle Beck

Dança Burlesca: Coreografia: Mistérios da Noite; Bailarinas: Alunas do Projeto Práticas Corporais; Coreógrafa: Criação Coletiva

Dança Cigana Russa: Coreografia: Crescente; Bailarinas: Alunas do Projeto Práticas Corporais; Coreógrafa: Dani Knihs

Danças do Pará: Coreografia: Banzeiro; Bailarinas: Alunas do Projeto Práticas Corporais; Coreógrafa: Anita Malcher

Dança Contemporânea: Coreografia: Essa entre dança; Bailarinos: Jaqueline, Kris, Paula, Fernanda, Mariah, Priscila e Marília; Coreógrafo: Giovanni Scotton. Projeto Práticas Corporais do CDS/UFSC. Coordenação: professoras Cristiane Ker & Luciana Fiamoncini.

21/10 (sábado)

Nós & Vozes

11h – Nós & Vozes: Nossa Voz é uma Viagem

Voo musical pelos temas de filmes que marcaram a juventude dos anos 80 e 90, dando uma parada nos jingles de propagandas inesquecíveis, tudo isso regado a boa música brasileira. Grupo integrado por alunos e docentes da UFSC e pessoas da comunidade. Repertório em arranjo vocal, a cappella. Coordenação: Paulo Moreira (Paulo Sol).

Coordenação da Programação Artístico-Cultural da 16ª Sepex: Clóvis Werner/Departamento Artístico Cultural (DAC)/Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte) da UFSC.