16ª Sepex apresenta projetos de ensino, pesquisa e extensão à comunidade

19/10/2017 10:41

16ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (Sepex) da UFSC. Créditos: Pipo Quint / Agecom / UFSC.

Às 9 horas em ponto os dois acessos para a 16ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (Sepex) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) foram abertos. Por eles entraram membros da comunidade, na sua maioria crianças e adolescentes, que, com os olhos brilhantes, se surpreendiam com a gama de projetos apresentados logo nos primeiros estandes.

Nestes três dias de Sepex a UFSC apresenta cerca de 130 projetos de ensino, pesquisa e extensão e promove mais de 150 minicursos gratuitos à sociedade. Trata-se da maior mostra científica catarinense e visa mostrar uma parcela do que acontece na universidade.

Durante a abertura do evento, na manhã desta quinta-feira, 19 de outubro, a reitora em exercício Alacoque Lorenzini Erdmann demonstrou a satisfação em realizar mais uma edição da Sepex. “É uma honra abrir a 16ª Sepex, um evento que promove a oportunidade da comunidade verificar in loco as produções que são realizadas na nossa instituição e mostrar à sociedade o que caracteriza o ensino, a pesquisa e a extensão da universidade para o desenvolvimento humano, sociocultural, econômico e estratégico”.

Para o pró-reitor de Extensão, Rogério Cid Bastos, a Sepex acontece na primavera, pois é um momento em que a vida se renova. “Agora vamos colher os frutos do trabalho e do envolvimento de todos os setores da universidade para que a Sepex acontecesse. Ao expor os seus trabalhos à comunidade, a UFSC prepara uma geração futura e permite aos visitantes a possibilidade de criar sonhos”, afirma ele.

16ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (Sepex) da UFSC. Créditos: Pipo Quint / Agecom / UFSC.

Envolver as comunidades interna e externa, apresentar o que se produz na universidade, prestar serviços gratuitos aos mais diversos públicos e, ainda, despertar o interesse e a curiosidade de futuros pesquisadores são algumas das características da Sepex, evento que nasceu em 2000 e se consolidou como um espaço de interação e acolhimento.

Para Alacoque, a missão da UFSC é produzir conhecimento científico e tecnológico sendo que, atualmente, possui mais de 700 projetos de pesquisa. “Ao receber crianças e jovens na Sepex despertamos nelas a curiosidade pela pesquisa, como também fomentamos que a educação acontece na mobilização pela comunidade e para a comunidade”.

A 16ª Sepex segue até sábado, dia 21 de outubro, e acontece simultaneamente nos campi de Araranguá, Blumenau, Curitibanos, Florianópolis e Joinville.

Cobertura do evento

Dentre os estandes, um em especial apresentará ao público a cobertura do evento: o da Agência de Comunicação (Agecom) e TV UFSC.  Os órgãos de divulgação institucional da UFSC desenvolverão suas atividades em espaço próprio no pavilhão da Sepex. Além da cobertura in loco, será possível aos visitantes acompanhar as informações em tempo real. A maior novidade deste ano fica por conta da cobertura ao vivo via redes sociais. O objetivo é aproximar a comunidade interna e externa e prestigiar o maior evento de divulgação científica de Santa Catarina.

Serviço

O quê: 16ª Semana de Pesquisa e Extensão (Sepex)

Quando: de 19 a 21 de outubro de 2017

Onde: Pavilhão da Sepex, Praça da Cidadania (campus Florianópolis, bairro Trindade)

Quanto: gratuito

Inscrição para participação em minicursos: http://sg.sepex.ufsc.br – até 21 de outubro

Mais informações: sepex.ufsc.br /(48) 3721.7428

 

Nicole Trevisol/Jornalista da Agecom/UFSC

 Jair Quint/Fotógrafo da Agecom/UFSC