Arquiteto da UFSC promove oficina sobre banco de dados internacional sobre Fortificações

13/09/2017 17:56

O arquiteto da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Roberto Tonera, irá ministrar uma oficina técnica para uso otimizado do Banco de Dados Internacional Sobre Fortificações. A oficina irá ocorrer nos dias 9 e 10 de novembro, na continuidade do “Encontro Internacional Sobre Fortificações e Patrimônio Militar” (ICOFORT Rio 2017), no Rio de Janeiro (RJ).

O Banco de Dados Fortalezas.org é uma ferramenta colaborativa que reúne e disponibiliza conteúdos sobre fortificações e patrimônio militar em todo o mundo. A plataforma foi desenvolvida pelo Projeto Fortalezas Multimídia da UFSC, sob a coordenação do arquiteto Roberto Tonera, que atua na Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina (SeCArte/UFSC). Criada em 2002 e publicada em 2008, tornou-se desde então a única base de dados sobre patrimônio fortificado unificada internacionalmente e referendada pelo Comitê Científico Internacional sobre Fortificações e Patrimônio Histórico Militar – ICOFORT, comitê científico do ICOMOS.

O objetivo da oficina “Como utilizar o Banco de Dados Internacional Sobre Fortificações” é capacitar tecnicamente os gestores de fortificações, pesquisadores e demais profissionais e instituições interessadas no uso, na busca de resultados e na edição e ampliação desses conteúdos presentes na base de dados Fortalezas.org.

Público-alvo: Gestores de fortificações, pesquisadores (arquitetos, arqueólogos, historiadores, etc), instituições de preservação, órgãos de turismo, profissionais de arquivos e bibliotecas, demais interessados em fortificações.

Valor: gratuito (vagas limitadas à capacidade do auditório). 

Data: 9 e 10 de novembro de 2017. 

Horário: das 15h às 19h (carga horária total: 8 horas, com certificado de participação). 

Local: Rio de Janeiro (RJ)/Brasil.

Mais informações e inscrições no site do evento.