UFSC assina contrato para transferência do campus de Joinville

02/09/2017 10:40

O reitor da UFSC, Luís Carlos Cancellier de Olivo, assinou contrato de locação para permanência, por cinco anos, do campus Joinville no condomínio Perini Busines Park, nesta quinta-feira, 31 de agosto. A cerimônia foi dedicada a servidores da UFSC e contou com a presença do prefeito de Joinville, Udo Döhler, do vive-presidente da Federação das Industrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), Mario Cezar de Aguiar, vereadores e empresários do município.

As diretoras do campus, Cátia Regina Silva de Carvalho Pinto e Leila Melo, e a estudante Kallyne Melo Silveira foram convidadas pelo reitor a permanecer à frente do público. Cancellier afirmou que este será o público que irá circular pelas ruas do condomínio a partir de agora: professores, técnicos-administrativos e estudantes. E defendeu as bandeiras da internacionalização e da diversidade enfatizando que a universidade é comprometida com estes temas.

Hack: divisor de águas

Apresentada pelo diretor do condomínio Marcelo Hack, o projeto da obra prevê uma área construída de 13 mil metros quadrados. Segundo ele, será capaz de abrigar todas as demandas atuais dos 1.800 estudantes e 200 servidores. “Será um divisor de águas para o Perini Business Park”, destaca. Anexando-se à estrutura que pertencia à universidade da BMW (local onde se capacitava os funcionários para atuar nas linhas de produção da empresa), a área dedicada aos laboratórios terá 2.500 metros quadrados. “Isto atende a demanda atual do campus em sua totalidade”, afirma o professor e coordenador do laboratório de materiais do curso de Engenharia Naval, Gabriel Benedet Dutra.

Tanto o vice-presidente da Fiesc, quanto o prefeito de Joinville, destacaram em suas falas a parceria entre a academia e o “setor produtivo”. Segundo ele, esta relação impulsionará o desenvolvimento da cidade e da região.

Entre os estudantes, a principal queixa é a distância. Porém, há o lado positivo. Para Fabiano Luiz Fossatti Ventura, estudante de Engenharia de Transporte e Logística, a mudança poderá oportunizar a obtenção de recursos para pesquisa vindos de empresas privadas localizadas no condomínio.

Mais informações no site joinville.ufsc.br.

Comunicação JVE/UFSC Joinville

Imagens: Thesta Marques/TV UFSC