Projeto de tecnologia inclusiva da Engenharia Têxtil desenvolve becas para coral da Acevali

19/09/2017 09:07

Foto: divulgação

Acessibilidade não se resume a eliminar barreiras: é uma ferramenta essencial para a expressão do indivíduo, inclusive, na arte e na cultura. Pensando nisso, um grupo de estudantes da disciplina de Introdução ao Design de Moda, do curso de Engenharia Têxtil, sob orientação das professoras Grazyella Aguiar, Brenda Matos e Marilise Reis Sayão, desenvolveram becas para o coral da Associação dos Cegos do Vale do Itajaí (Acevali).

Os estudantes Arthur Adriano, Michael Meurer e Julia Zabot Pellerin acompanharam a rotina dos membros do coral para detectar as principais demandas dos integrantes. O primeiro protótipo da vestimenta foi elaborado em julho deste ano. Colaboraram na confecção das becas as empresas Benex Beneficiamento Têxtil e Colisão Têxtil, ambas de Indaial (SC).

Além de pensar em marcações em braile nas mangas e na parte frontal, o que facilita a orientação na hora de vestir a peça, o design também valoriza a produção local. A estampa da estola que acompanha o traje faz menção à tela “Bailarinas” do artista plástico blumenauense Antonio da Silva. A tela, exposta em mostra promovida na Acevali, possui relevo tátil que permite “ver” a obra de arte com as mãos.

O público pode conhecer o modelo final do projeto em uma apresentação do coral, realizada no dia 16 de setembro, no auditório da Sede Acadêmica da UFSC Blumenau. A atividade fez parte da programação do Setembro Branco da Inclusão.

Fonte: Comunicação UFSC Blumenau

Tags: acessibilidadeAntonio da SilvaBlumenauEngenharia TêxtilUFSC