Professora de Jornalismo recebe ‘Prêmio Luiz Beltrão de Ciências da Comunicação’, nesta sexta

05/09/2017 10:31

A professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (Posjor) da Universidade Federal de Santa catarina (UFSC), Valci Regina Mousquer Zuculoto recebe no dia 8 de setembro, durante o 40º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom), em Curitiba, o Prêmio Luiz Beltrão 2017, na categoria liderança emergente. A premiação reconhece a excelência do trabalho realizado por pesquisadores e instituições que se destaquem no meio acadêmico, na área de Ciências da Comunicação.

Professora do Posjor, Valci Regina Mousquer Zuculoto. Foto: Daniela Müller

A homenagem é concedida a quem produz trabalhos relevantes na área e contribui para consolidar o prestígio das comunidades acadêmica e profissional brasileiras. Esta é a terceira vez que um professor do Posjor recebe a distinção. Esta mesma premiação já foi conferida a dois outros docentes: Eduardo Meditsch, conquistou em 2003, e Rogério Christofoletti, em 2010. A solenidade de entrega dos diplomas e homenagens aos premiados desta edição será na próxima sexta-feira, 8 de setembro, às 19h, no Auditório do Radisson Hotel, no bairro Batel, em Curitiba.

Instituído em 1997, o Prêmio Luiz Beltrão é uma homenagem ao pioneiro da pesquisa científica em comunicação no Brasil, reconhecendo a excelência do trabalhado realizado nas universidades por docentes e pesquisadores bem como por entidades que fomentam estudos ou projetos comunicacionais relevantes para o desenvolvimento sociocultural.

Os candidatos ao prêmio, em cada uma das categorias, são indicados anualmente pela comunidade acadêmica da área, cabendo a decisão final a um júri presidido pelo fundador da Intercom, professor José Marques de Melo. Integram esse colegiado, composto por 28 personalidades, os antigos e a atual presidente dessa associação, bem como pelos vencedores da categoria maturidade acadêmica em anos anteriores.

Em 2013, o Intercom também instituiu o Prêmio José Marques de Melo para Maturidade Acadêmica Regional, com o vencedor indicado pela Diretoria do Congresso. Desta forma, anualmente, passou a reconhecer dois nomes como Maturidade Acadêmica, um de abrangência nacional, e um regional.

Os vencedores do Prêmio Luiz Beltrão de 2017 são:

Maturidade acadêmica: Doris Fagundes Haussen (PUCRS)

Liderança emergente: Valci Zuculoto (UFSC).

Grupo inovador: AudioLab (UERJ)

Instituição paradigmática: Asociación Latinoamericana de Investigadores de la Comunicación (ALAIC)

E o vencedor do Prêmio José Marques de Melo deste ano é:

Maturidade Acadêmica Regional: Paulo César Boni (UEL)

Mais informações: portalintercom.org.br