Pós-graduação da UFSC apresenta resultados positivos na avaliação da Capes

20/09/2017 17:40

A UFSC apresenta resultados positivos na avaliação feita a cada quatro anos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Os resultados desta avaliação foram obtidos entre 2013 e 2016, e define novos conceitos de cursos que estarão vigentes até 2020. Foram avaliados 85 programas de pós-graduação, sendo 12 profissionais e 63 acadêmicos. Nos últimos quatro anos, 28,6% dos cursos melhoraram de nota e 49,2% mantiveram os conceitos. Apenas 11% tiveram redução, e outros 11%, por serem cursos novos, não estavam sujeitos a alteração das notas.

Entre os destaques da avaliação está o aumento de programas de excelência,  30% de todos os programas da UFSC. Todos os programas avaliados obtiveram conceito 4 ou superior, restando com conceito 3 apenas os programas novos, que ainda estão em consolidação. Praticamente dois em cada três programas da UFSC são considerados como ‘muito bons’ ou de ‘excelência’, já que 65% é o resultado do somatório dos cursos com conceitos 5, 6  ou 7.

Para o pró-reitor de Pós-Graduação (Propg), Sergio Fernando Torres de Freitas, o esforço de docentes, técnicos-administrativos e discentes envolvidos no processo, consolida a imagem da UFSC como uma das melhores do país em pós-graduação.

Tags: avaliação CapescapesPROPGUFSC