‘Mostra Sylvio Back 8.0’: último fim de semana com três longas e documentário em homenagem ao diretor

29/09/2017 14:00

Neste fim de semana (29 e 30 de setembro e 1º de outubro), a ‘Mostra Sylvio Back 8.0 – filmes noutra margem’  exibe os últimos filmes da Mostra, além de um documentário de Eduardo Paredes em homenagem ao diretor. Os filmes “Cruz e Sousa – O Poeta do Desterro”, “O Contestado – Restos Mortais” e ” O Universo Gracialiano” encerram os quatro finais de semana completando a exibição de 12 obras cinematográficas do consagrado diretor Catarinense, Sylvio Back. Os eventos acontecem às 20h, no Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis – todas as exibições são gratuitas e abertas ao público.

Os filmes deste final de semana:


29/09 às 20h – Cruz e Sousa – O Poeta do Desterro (1999 / 86 min)

30/09 às 20h – O Contestado – Restos Mortais (2010 / 118 min)

01/10 às 20h – O Universo Graciliano (2013 / 84 min)

Ainda no dia 1º, uma homenagem de Eduardo Paredes com o especial “Retratos Brasileiros, Sylvio Back” (26 min./Canal Brasil)

Sinopses

Cruz e Sousa – O Poeta do Desterro

Reinvenção da vida, obra e morte do poeta catarinense Cruz e Sousa (1861-1898), fundador do Simbolismo no Brasil e considerado o maior poeta negro da língua portuguesa. Através de 34 “estrofes visuais”, o filme rastreia desde as arrebatadoras paixões do poeta em Florianópolis até seu emparedamento social, racial, intelectual e trágico no Rio de Janeiro.
(Filmow)

O Contestado – Restos Mortais

O diretor Sylvio Back retoma agora em documentário o tema de seu segundo longa-metragem ficcional, “Guerra dos Pelados” (1970). Com o inédito relato de trinta médiuns em transe, articulado ao memorial sobrevivente e à polêmica de especialistas, “O Contestado – Restos Mortais” resgata uma das maiores epopeias do País, a Guerra do Contestado (1912-1916). Envolvendo milhares de civis e militares, o episódio conflagrou Paraná e Santa Catarina por questões de fronteira e disputa fundiária, mesclado à irrupção de um levante messiânico de grandes proporções. (Adorocinema)

O Universo Graciliano

Um panorama da vida e da obra do autor Graciliano Ramos, falecido em 1953, e responsável por grandes livros da literatura brasileira, como “São Bernardo”, “Vidas Secas”, “Angústia”, “Infância” e “Memórias do Cárcere”. O filme combina diversos materiais de arquivo, partes de outros filmes com entrevistas de pessoas próximas ao escritor. (Filmow)

Sylvio Back

Autor de 38 filmes e detentor de 76 prêmios nacionais e internacionais, Sylvio Back é cineasta, poeta, roteirista, escritor e produtor. Filho de imigrantes, pai húngaro e mãe alemã, nascido em Blumenau (SC), 1937.

Autodidata (ou, nas suas palavras: “Aprendi cinema vendo e ‘lendo’ filmes”), sem nunca ter sido assistente de outro cineasta, Back opta por trocar a contemplação pela realização. Desde “As Moradas” – seu primeiro curta –, Back roteirizou, dirigiu e produziu (e coproduziu) trinta e oito filmes – entre curtas, médias e doze longas-metragens, os mais recentes, o docudrama “O Contestado – Restos Mortais”’ (118 min., 2010) e “O Universo Graciliano” (84 min., 2013) – o primeiro filme sobre a vida-obra-e-morte do escritor Graciliano Ramos.

Referindo-se à mostra, que leva o jovial título de “Sylvio Back 8.0 – Filmes Noutra Margem”, Back sublinha que “nesse embalo de garimpo fílmico-existencial é que topei dar passagem a esta inestimável retrospectiva em Florianópolis para cravar minha nova idade. Que os filmes falem por mim, eles sempre foram melhores do que eu! […]’’.

Os Realizadores /Apoiadores da mostra:

Realização:

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) / Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte) / Departamento Artístico Cultural (DAC) e TV UFSC

Apoio:

Governo de Santa Catarina – Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte / Fundação Catarinense de Cultura – FCC / Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina – MIS-SC / Cinemateca Catarinense – ABD.SC / 77 letras – Selo e Desenho Editorial / Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul)/ Cinema & Audiovisual – Universidade do Sul de Santa Catarina / Cineclube Cinema Unisul

Serviço:

O quê: “Mostra Sylvio Back 8.0 – Filmes Noutra Margem”, com apresentação dos filmes: “Cruz e Sousa – O Poeta do Desterro”, “O Contestado – Restos Mortais” e ” O Universo Graciliano” – Além da homenagem de Eduardo Paredes com o especial “Retratos BRASILEIROS, Sylvio Back”

Quando: dias 29 e 30 de setembro e 1º de outubro de 2017, às 20 horas

Onde: na sala de cinema do CIC – Centro Integrado de Cultura, da Fundação Catarinense de Cultura, em Florianópolis-SC (os filmes também serão apresentados no canal TV UFSC, NET 15 e 6.1 aberto, digital)

Quanto: gratuito e aberto ao público.

Contatos: Cinema do CIC – Centro Integrado de Cultura: (48) 3664-2555

Departamento Artístico Cultural (DAC) da UFSC: www.dac.ufsc.br – (48) 3721-2385

Mais informações sobre a ‘Mostra Sylvio Back 8.0’, neste link

Trailers e making of de alguns filmes de Sylvio Back, neste link

Entrevista com Sylvio Back, na recém lançada revista Ô Catarina

Paulo Marcos de Asssis/Estagiário de Jornalismo/DAC/SeCArte/UFSC