UFSC inaugura laboratórios com incorporação de tecnologias avançadas

22/09/2017 16:27

Acabam de ser inaugurados dois laboratórios na UFSC pelo Projeto Implantação de Infraestrutura Laboratorial para P&D em Soluções de Medição e Instrumentação Avançadas para o Setor Petróleo e Gás (LAMIA). A cerimônia ocorreu ontem, dia 21 de setembro, na Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (Certi). Os laboratórios de Metrologia Tridimensional Avançada e de Instrumentação Inteligente foram financiados com recursos da Petrobras por participação especial, executado pela UFSC por meio da Fundação de Ensino e Engenharia de Santa Catarina (Feesc) e co-executado pela Certi.

Foram investidos R$ 7.847.212,63 nos dois laboratórios, dispostos em dois pavimentos, que totalizam 326 m². Neles serão realizadas atividades como metrologia tridimensional de alta exatidão, metrologia tridimensional e inspeção da integridade com tomografia computadorizada de raios X, automação da medição e redes de sensores inteligentes, visão de máquina e termografia, medição de grandezas geométricas e mecânicas com técnicas baseadas em laser.

Gustavo Daniel Donatelli explica o projeto e apresenta os laboratórios

Durante a cerimônia, Gustavo Daniel Donatelli, diretor do Centro de Metrologia e Instrumentação da Certi, apresentou informações sobre o projeto e falou da experiência de construir um laboratório com incorporação de tecnologias avançadas. Donatelli destaca que os laboratórios possuem instrumentação recente com aproveitamento integral do investimento. Ele aproveitou para fazer um  agradecimento especial à Petrobras, Feesc, Zeiss e National Instuments.

Gabriel Cardoso, representante da Petrobras, disse que a parceria criada ao longo dos anos possibilita novas ideias, desenvolvimento e consequentemente a geração de soluções. Cardoso enfatizou a importância do acompanhamento do projeto: “É benéfico voltar para ver o resultado com a certeza de que foi gerado”.

Edson de Pieri, diretor do Centro Tecnológico (CTC), parabenizou o trabalho e destacou a parceria da Certi com a universidade. Armando Albertassi, superintendente de projetos da Pró-Reitoria de Pesquisa e Supervisor do Labmetro, enfatizou que a palavra-chave de todo o resultado é a parceria. Ele fez uma reflexão do trabalho em equipe, destacando que “não dá pra trabalhar sozinho”, pois o trabalho em conjunto fortalece o resultado.

Convidados puderam conhecer os laboratórios

Depois do descerramento da placa de inauguração, os convidados conheceram os laboratórios.

Texto: Diana Hilleshein/ Estagiária de Jornalismo da Agecom/UFSC

Fotos: Bruno Quint Berreta

Tags: CertiFundação de Ensino e Engenharia de Santa CatarinaInstrumentação InteligentelaboratóriosMetrologia Tridimensional AvançadaPetrobrasUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina