Laboratório de Experimentação Remota da UFSC promove capacitação para professores

13/09/2017 17:08

Laboratório de Experimentação Remota (RExLab/UFSC), promoveu uma atividade de capacitação com a participação das professoras Arcelina Marques e Natercia Lima, do Departamento de Física do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), em Portugal, e do professor Luiz Paulo Brandão.

A plataforma VISIR é um laboratório remoto para ensino de circuitos, que permite que alunos manipulem através da internet um conjunto de componentes eletrônicos reais, e utilizem instrumentos como gerador de funções, multímetro e fonte para a elaboração de circuitos. Estas ações fazem parte da Training Action 3 do projeto “VISIR+: Educational Modules for Electric and Electronic Circuits Theory and Practice following an Enquiry-based Teaching and Learning Methodology supported by VISIR”, que visa a disseminação da plataforma nos países da América Latina.

O VISIR+ é um projeto que contempla a instalação e utilização de laboratórios remotos VISIR, em universidades do Brasil e Argentina em parceria com universidades de Portugal, Espanha, Áustria e Suécia, e é apoiado pelo programa Erasmus+ da União Européia.

As capacitações ocorreram no Campus Araranguá da UFSC, que para os professores da UFSC e do Instituto Federal Catarinense (IFC) que já participaram do projeto, foi oferecida no dia 11 de setembro; para professores convidados, no dia 13 de setembro e no dia 12 a comitiva fez uma visita ao campus da Faculdade SATC, em Criciúma, onde capacitou professores de cursos técnicos e de engenharia.

Mais informações pelo site, e-mail  ou pelos telefones (48) 3721-4194 e/ou (48) 3721-4682.