Fundação de Amparo à Pesquisa comemora quatro décadas

28/09/2017 09:18

Há quatro décadas a Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária (Fapeu) é uma aliada da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Criada no dia 28 de setembro de 1977, executa hoje  400 projetos de pesquisa, extensão, ensino e inovação, contemplando, além da UFSC, o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), sediada em Chapecó. A fundação também realiza a gestão financeira e administrativa dos mais de seis mil projetos registrados atualmente.

A primeira diretoria provisória foi composta pelos professores Colombo Machado Salles, Alcides Abreu e Paulino Wandresen. Integravam também o grupo de trabalho criado pelo então reitor Caspar Erich Stemmer os professores Antenor Naspolini, Egon Nort, Glauco Olinger, Jaime Oltramari, Nelson Back e Paulo Fernando Lago. O estatuto da fundação foi publicado no Diário Oficial de Santa Catarina em 11 de novembro de 1977. “A Fapeu honra os ideais dos seus instituidores e procura cumprir os princípios que regem o estatuto”, conclui o superintendente, professor Gilberto Vieira Ângelo.

Para comemorar os 40 anos, a Fundação acaba de lançar um número especial da Revista Fapeu que reflete um pouco o potencial das atividades científicas apoiadas no Estado e no País.

Igualmente para marcar o aniversário, os funcionários lançaram o Projeto Recicla Fapeu, que alerta para os danos ambientais causados pelo uso excessivo das sacolas plásticas. A Fundação está presenteando colaboradores e parceiros com “uma correta e ecologicamente sacola reciclável”. Estima-se que no Brasil são consumidas 41 milhões de sacolas plásticas todos os dias.

“Somos um instrumento vital para a produção e difusão do conhecimento, promovendo a interação da universidade pública com a sociedade”, destaca Ângelo, que argumenta: “A Fapeu é constantemente auditada e fiscalizada com rigor pelos órgãos de controle” e é, segundo ele, considerada uma referência de gestão para as fundações de apoio”. “Ela ajuda a universidade no processo de internacionalização, mantendo hoje convênios de cooperação com 30 países dos cinco continentes”.

Mais informações:(48) 3331-7400, www.fapeu.org.br.