Dia das Bruxas na UFSC será dia 16 de outubro, com ‘História de arrepiar de Edgar Allan Poe’

27/09/2017 10:59

O Dia das Bruxas chega antes na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a disciplina de “Literatura Infantojuvenil”, ministrada pela professora Dirce Waltrick do Amarante, promove o evento “Histórias de arrepiar de Edgar Allan Poe”. A atividade será dia 16 de outubro, às 14h, na sala 402, do Centro de Comunicação e Expressão (CCE).

Personagens enterradas vivas, heroínas pálidas que circulam como zumbis, animais que anunciam uma desgraça, eis algumas das personagens criadas pelo escritor norte-americano Edgar Allan Poe, um dos mestres da literatura de horror. Poe nasceu no dia 19 de janeiro de 1809, em Boston, EUA, e teve uma vida marcada pela perda precoce dos pais e, depois, da jovem esposa, e pelo excesso de bebida alcoólica, que o levou à morte, aos 40 anos de idade. Se os fatos que envolvem a vida do escritor são aterrorizantes, os temas tratados em sua obra são ainda piores.

Poe escreveu contos apavorantes, como, por exemplo, “O Gato Preto”, no qual o animal do título, ao ter um dos olhos arrancado pelo próprio dono, vinga-se dele; e “Os fatos no caso do sr. Valdemar”, cujo protagonista, mesmo depois de morto, não consegue deixar de mover a língua, que vibra e emite sons terríveis. Poe escreveu também poesia recheada de horror, como “O Corvo”, seu poema mais famoso. Nele, o corvo simboliza o mau agouro, a desesperança e a solidão.

Tags: CCEliteraturaUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina