Cursos de graduação da UFSC são bem avaliados no último Enade

11/09/2017 16:08

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2016, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), foi divulgado no último dia 1º de setembro de 2017.

O exame avalia o rendimento dos estudantes de graduação, ingressantes e concluintes, em relação aos conteúdos programáticos dos cursos em que estão matriculados. O exame é obrigatório para os alunos selecionados e condição indispensável para a emissão do histórico escolar.

Das 18 áreas de avaliação em 2016, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) teve 13 aferidas pelo Enade, que obtiveram no geral nota 4.

Para o pró-reitor de Graduação da UFSC, Alexandre Marino Costa, além de medir o conhecimento do aluno no curso em avaliação, o Enade é “um feedback para que os colegiados de cursos – que não atingiram notas satisfatórias – possam discutir, estabelecer ações e estratégias, identificar boas práticas e desta forma alcançar bons conceitos”.

“Um aspecto positivo do Enade 2016 é que tivemos cursos de dois campi da UFSC muito bem avaliados”. O pró-reitor se refere ao campus Curitibanos em que Medicina Veterinária conquistou nota máxima 5, e Agronomia conceito 4. Em Araranguá, Fisioterapia obteve conceito 4. “Esta performance demonstra que a Universidade está cumprindo o seu papel e todo o trabalho desenvolvido até o momento está tendo reflexos também nos campi”.

No campus Florianópolis, destaque para Educação Física e Odontologia, com nota máxima 5, e outros cinco cursos com conceito 4: Agronomia, Enfermagem, Farmácia, Nutrição e Serviço Social.  Os cursos de Fonoaudiologia, Medicina e Zootecnia apresentaram nota 3. Os dados podem ser melhor visualizados na tabela abaixo:

Enade UFSC 2016
Curso Conceito
Campus Araranguá
Fisioterapia 4
Campus Curitibanos
Agronomia 4
Medicina Veterinária 5
Campus Florianópolis
Agronomia 4
Educação Física – Bacharelado 5
Enfermagem 4
Farmácia 4
Fonoaudiologia 3
Medicina 3
Nutrição 4
Odontologia 5
Serviço Social 4
Zootecnia 3

Marino conclui que “a avaliação geral da Universidade é objeto de acompanhamento da Prograd e a de cada curso faz com que possamos ter retorno das ações desenvolvidas pela pró-reitoria, como as de apoio pedagógico, monitoria, formação de professores, e tudo que faz parte de um sistema de formação e aprendizagem do aluno que tem como resultado final a nota do Enade, por exemplo. Nossa meta é alcançar as melhores notas, mas as boas práticas dos que já obtiveram servem de estímulo para outros cursos”.

Mais informações sobre os resultados do Enade neste link.

Rosiani Bion de Almeida/Agecom/UFSC

Tags: Enade 2016progradUFSC