Anita Leocádia participa de debate de lançamento do livro ‘Olga Benário Prestes’ na UFSC

06/09/2017 16:55

Anita Leocádia Prestes, filha de Luís Carlos Prestes e Olga Benário Prestes, estará na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) para o lançamento e debate sobre seu novo livro “Olga Benário: Uma Comunista nas Mãos da Gestapo”. O evento ocorre na terça-feira, 19 de setembro, às 19h, no auditório do Espaço Físico Integrado (EFI).

A obra é uma biografia que resgata a história da mãe da autora: uma comunista alemã, judia, que lutou ao lado de Luís Carlos Prestes até ser enviada por Getúlio Vargas para os campos de concentração do Terceiro Reich. Durante meses, Olga resistiu, já grávida. Em abril de 1942, alguns anos após o nascimento de Anita, Olga foi assassinada numa câmara de gás, em Barnimstrasse, Alemanha.

Anita Leocádia Prestes

Nascida na prisão feminina do Campo de Concentração de Barnimstrasse (Alemanha), durante o período ditatorial de Hitler, Anita foi afastada da mãe com 14 meses de idade, quando terminou a fase de amamentação, e entregue à avó paterna, Leocádia Prestes. 

No início da década de 1970, Anita exilou-se na extinta União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). Em agosto de 1972, foi indiciada em virtude da militância política. Julgada à revelia em julho de 1973, foi condenada à pena de quatro anos e seis meses pelo Conselho Permanente de Justiça para o Exército.

Em dezembro de 1975, Anita recebia o título de doutora em Economia e Filosofia pelo Instituto de Ciências Sociais de Moscou. Em janeiro de 1990, recebeu também o título de doutora em História pela Universidade Federal Fluminense pela tese acerca da Coluna Prestes, sob orientação de Maria Yedda Linhares. Anita foi professora de História do Brasil no Departamento de História da UFRJ.

Serviço:

O que: Lançamento livro Olga Benário 

Quando: 19/9 – terça feira

Onde: Auditório do EFI – UFSC

Mais informações no Facebook.