Alunos da UFSC conquistam prêmio nacional de melhor ‘Reportagem em Telejornalismo’

12/09/2017 08:48

Ana Carolina Vaz com o prêmio Expocom de melhor Reportagem em Telejornalismo. Foto: Divulgação

Os alunos de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Ana Carolina Vaz e Gabriel Neves, conquistaram no último sábado, 9 de setembro, o prêmio de melhor Reportagem em Telejornalismo na etapa nacional do Prêmio Expocom (Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação), que integra a programação do Congresso Nacional da Intercom (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação). O tema da reportagem era “Assédio Moral – a Doença Laboral”, produzida para o Programa Reportagem.

A dupla venceu primeiro a etapa regional, em junho, na cidade de Caxias do Sul. E agora conquistaram o nacional no maior congresso de comunicação da América Latina, realizado na Universidade Positivo, em Curitiba, no Paraná.

Prêmio conquistado por Ana Carolina Vaz e Gabriel Neves. Foto: Divulgação

A reportagem foi produzida em maio de 2016 para o Programa Reportagem, projeto de extensão coordenado pela professora Cárlida Emerim e espaço de estudo do Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Telejornalismo (GIPTele). A matéria problematiza a questão do assédio moral no ambiente de trabalho e revela, por meio de casos reais, ocorrências da violência dentro de entidades sindicais em Florianópolis. O objetivo não foi somente informar, mas também chamar atenção da sociedade e das autoridades pra gravidade do assunto.

Ana Carolina diz estar muito feliz pela conquista, que a prática do telejornalismo é “viciante” e que é apaixonada por isso. Completa dizendo que “A Expocom é um espaço incrível porque permite ver o que as outras Universidades produzem e como produzem. Vencemos grandes instituições, com grandes laboratórios, equipamentos de ponta e estrutura de dar inveja. Mas é aí que eu vejo que quando se quer, quando se tem vontade, a gente se vira e faz com o que tem. E os prêmios do Jornalismo UFSC estão aí pra provar que a gente realiza e faz muito bem feito. Que a UFSC invista e valorize cada vez mais seus projetos de extensão, porque são nestes espaços, a exemplo do TJ UFSC e do Programa Reportagem, que os alunos praticam, experimentam, erram, acertam e ainda trazem prêmio nacional pra casa”.

Confira a reportagem no YouTube.