Seminário de Políticas Públicas de Esporte e Lazer marca instalação da sede física na UFSC da Rede CEDES

15/08/2017 09:59

O Centro de Desenvolvimento de Pesquisas em Políticas Públicas de Esporte e Lazer (Rede CEDES) de Santa Catarina marca a instalação de sua sede física na UFSC com o I Seminário de Políticas Públicas de Esporte e Lazer de Santa Catarina. O encontro será realizado nesta terça-feira, 15 de agosto, das 14h às 18h, no auditório do Centro de Desportos (CDS).

No Brasil, são 27 unidades da Rede Cedes. Coordenador em Santa Catarina e professor da UFSC, Rogério Pereira explica que a Rede Cedes existe desde 2003, mas sem uma sede. “O diálogo do Ministério do Esporte era feito por meio de editais específicos, com a perspectiva de desenvolvimento da rede. Entretanto, havia a demanda de centros com referência física. Em 2015, alcançamos este patamar”.

Na UFSC, a Rede CEDES compartilha o espaço com o LaboMídia, com quem já tem várias pesquisas, como o gerenciamento do repositório institucional da rede. “Agora a parceria se estende, com a implementação do centro, e há a luta para o que o projeto se consolide”, afirma Rogério. 

Os objetivos da Rede CEDES são produzir pesquisas induzidas e semi-induzidas, visando maximizar o acesso ao conhecimento científico e tecnológico nas áreas da gestão do esporte recreativo e do lazer; e difundir os resultados dos estudos e pesquisa realizados pela Rede CEDES. Hoje, há uma pesquisa coletiva em andamento, envolvendo a cobertura midiática dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016.

Rogério espera que o programa seja duradouro e que os centros nos estados, perenes. “Hoje, a Rede CEDES tem o mesmo status que outros programas grandes do Ministério do Esporte, como o Segundo Tempo e o Programa Esporte e Lazer da Cidade (PELC) – aliás, a Rede CEDES era uma ação dentro do PELC, mas ficou independente”.

A Centro da Rede CEDES no estado está implantando o Centro de Memória do Esporte e Educação Física de Santa Catarina num espaço digital, em primeiro momento. A ideia é de um espaço físico apropriado num segundo momento, mas a iniciativa depende de outra linha de fomento.

Seminário

O evento desta terça-feira, com entrada gratuita, é destinado a acadêmicos, docentes, pós-graduandos e gestores públicos de esporte e lazer com o objetivo de discussão de políticas públicas de esporte e lazer no contexto da Rede CEDES e das cidades educativas, assim como, possibilitar uma aproximação de gestores públicos e pesquisadores do tema.

O seminário também pretende integrar outras instituições catarinenses na Rede CEDES e estabelecer parcerias, para que possam incorporar pesquisas e parcerias ao centro catarinense.

A ação é uma parceria entre a Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social (SNELIS/Ministéiro do Esporte) e o Centro de Desportos da UFSC.

Programação:

14h – Mesa de Abertura

15h30 – Conferências:

  1. A trajetória da Rede CEDES no contexto das políticas públicas de esporte e lazer no Brasil – Leila Mirtes Magalhães Pinto (professora da UFMG e SNELIS/ME)
  2. Cidades educativas: esporte e lazer nos espaços públicos –Simone Rechia (professora do PPGEF/UFPR e Presidente do CBCE)

Entrada gratuita

Inscrições: (para quem desejar certificado de participação) em: http://inscricoes.ufsc.br/activities/1040 até o dia 15/8/2017.

Mais informações pelo telefone  (48) 3721.2904 ou pelo e-mail redecedessc@contato.ufsc.br

 

Tags: Ministério do Esporterede cedesUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina