Projeto da UFSC promove intercâmbio esportivo, cultural e linguístico por meio do futebol

25/08/2017 14:04

O projeto de extensão Interperiferias do Futebol coordenado pelo professor Fábio Machado Pinto, do Departamento de Metodologia de Ensino do Centro de Ciências da Educação (CED) da UFSC, é voltado para a promoção do futebol amador em Florianópolis, visando sobretudo o intercâmbio esportivo, cultural e linguístico, que articula formação e lazer do trabalhador.

A atividade beneficia especialmente as camadas populares, ou seja, trabalhadores que residem nas periferias das cidades e que buscam no lazer esportivo uma maneira de viver melhor em sociedade. Trata-se de preencher uma lacuna no esporte amador que pouco se preocupa com a formação cultural mais ampla e crítica sobre o sentido do futebol para os seus adeptos. O projeto articula através do intercâmbio, da formação e do lazer, buscando promover a cultura e a qualidade de vida do trabalhador.

No dia 27 de agosto será realizado um almoço de confraternização com atividades artísticas (filmes, fotografias e quadros), musicais (palco aberto) e culturais. Na ocasião especialistas conversarão sobre as cidades e os países que os participantes do intercâmbio irão visitar.

Atividades do projeto

O intercâmbio, que será realizado de 29 de setembro a 11 de outubro, é uma das atividades promovidas pelo projeto. A equipe é formada por 25 integrantes, sendo que todos os atletas possuem idade superior a 40 anos. Serão realizados jogos em Pierrefitte, na França, e em Frankfurt e Stuttgart, na Alemanha, organizados pelas equipes locais. Além disso, serão feitas visitas guiadas pelas cidades, para conhecer pontos turísticos e culturais que ensinem sobre história e cultura alemã e francesa.

Os festivais e campeonatos de futebol amador objetivam promover o esporte e a confraternização entre os praticantes. Podem participar as equipes convidadas do Sul da Ilha de Santa Catarina, os organizadores SER Campinas, Unidos F. C. e Santa Cruz F.C e as do exterior, que já receberam o projeto em anos anteriores em suas sedes.

Na parte cultural são promovidos encontros mensais para veiculação e debates de filmes relacionados ao esporte e ao futebol, além de palestras e grupo de estudo. E na parte esportiva são realizados encontros semanais de treinamento funcional ligado à explicação teórica de cada atividade realizada.

Para as crianças e adolescentes é oferecida a escolinha de futebol, levando em conta que a formação esportiva não visa, em princípio, a participação em competições. Torneios internos são realizados visando estimular, avaliar e promover o jogo. O objetivo da escolinha é promover a formação integral da criança e do adolescente, com ênfase na parte esportiva, nos valores que primam pela cooperação, competição saudável e com fair play.

O projeto também realiza a coleta de material historiográfico para constituição de uma memória oral e documental dos clubes do Sul da Ilha de Santa Catarina. São realizadas entrevistas com os principais protagonistas da história das equipes. Além da fonte oral, são utilizadas fotos, documentos, filmagens, objetos e outras consideradas importantes na recuperação da memória dos clubes.

Mais informações sobre o projeto por e-mail fabiobage@yahoo.com.br e pelo telefone (48) 3721-9243.

Tags: futebolintercâmbio esportivoInterperiferias do Futebolprojeto de extensãoUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina