Professora da USP Yvonne Mascarenhas ministra palestra sobre ‘A Cristalografia Estrutural no Brasil’ dia 28

24/08/2017 15:38

A palestra sobre “A Cristalografia Estrutural no Brasil”, ministrada pela professora Yvonne Primerano Mascarenhas do Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo (USP), ocorre dia 28, às 13h30, no auditório do Espaço Físico Integrado (EFI).

O evento tratará da importância da Cristalografia Estrutural, antes e após a descoberta da difração de raios X, a evolução dos equipamentos e metodologias e a implantação no Brasil através da ação de vários pesquisadores. Será apresentada uma breve visão do seu estágio atual no Brasil e as perspectivas para o futuro a nível nacional e internacional.

A palestrante

Yvonne Primerano Mascarenhas tratará sobre “Cristalografia Estrutural do Brasil”. Foto: Assessoria de Comunicação do IFSC

Yvonne possui graduação em Química e em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), doutorado em Química (Físico-Química) e livre-docência pela USP e pós-doutorado pela Harvard University.

Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física da Matéria Condensada. Atua em determinação de estruturas cristalinas e moleculares por difração de raios-X, de amostras mono ou policristalinas; estudos estruturais de materiais em solução ou sólidos semicristalinos por espalhamento de raios-X a baixos ângulos.

Desde 2010, também se dedica à difusão científica voltada para apoio ao ensino fundamental e ensino médio, coordenando um grupo de trabalho do Instituto de Estudos Avançados da USP, Polo de São Carlos.

Em 2013, recebeu o título de Professora Emérita do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Em julho deste ano, foi homenageada pela International Union of Pure and Applied Chemistry (IUPAC) com o prêmio IUPAC-2017 Distinguished Women in Chemistry or Chemical Engineering Awards.