Pós em Biologia de Fungos, Algas e Plantas realiza aula inaugural do doutorado

11/08/2017 09:12

A cerimônia de abertura do novo doutorado do Programa de Pós-Graduação em Biologia de Fungos, Algas e Plantas foi realizada no dia 7 de agosto, no Auditório da Reitoria. A aula inaugural foi proferida pelo professor e coordenador da área de Biodiversidade da CAPES Paulo Santos (UFPE).

O Programa de Pós-Graduação em Biologia de Fungos, Algas e Plantas (PPGFAP) do Centro de Ciências Biológicas (CCB) foi criado em abril de 1999, como PPG em Biologia Vegetal (PPGBVE). O triênio 2010-2012 foi marcado por profundas mudanças no Programa, advindas da necessidade de trazer o curso para um cenário mais incentivador e promissor, dentro da nova área de Biodiversidade da CAPES. As mudanças foram estruturais e conceituais passando a se chamar PG em Biologia de Fungos, Algas e Plantas.

O perfil do programa e, por consequência, do egresso, foi se ajustando às demandas e necessidades de contribuir significativamente para o conhecimento sobre biodiversidade e do entendimento dos efeitos das mudanças climáticas sobre esta biodiversidade. Ou seja, o PPGFAP busca a melhor forma de realizar estudos de aspectos sobre a biodiversidade dos diferentes ecossistemas onde as comunidades de algas, fungos e plantas representam elementos importantes na determinação da fisionomia e funcionamento.

Até hoje, o programa contribuiu para a formação de aproximadamente 170 mestres, ou seja, cerca de 170 dissertações foram concluídas. Destas, cerca de 120 foram apresentadas a partir de 2010. Agora o PPGFAP se propõe a formar doutores e as perspectivas futuras posicionam o Programa de modo central e estratégico para formação de recursos humanos na América do Sul.

Além de estudantes, servidores técnico-administrativos e docentes, estiveram presentes na mesa o pró-reitor de Pós-Graduação, Sérgio Fernando Torres de Freitas; o coordenador da Pós-Graduação em Biologia de Fungos, Algas e Plantas, Elisandro Ricardo Drechsler dos Santos; o representante da Câmara de Pós-Graduação do CCB, Jamil Assreuy; o chefe do Departamento de Botânica, Rafael Trevisan; o diretor do CCB, Alexandre Verzani Nogueira. Também participaram do encontro, o pró-reitor de Pesquisa, Sebastião Roberto Soares; a vice-diretora do CCB, Cristine Maria Bressan; e a servidora e coordenadora administrativa do CCB, Rebeca Andrade.

Mais informações na página do programa.

 

Fotos: Henrique Almeida/Diretor de Fotografia da Agecom/UFSC