Laboratório promove minicurso ‘Discutindo política e sociologia a partir da ficção’

28/08/2017 10:26

O Laboratório Interdisciplinar de Ensino de Filosofia e Sociologia (Lefis) promove o minicurso “Discutindo política e sociologia a partir da ficção”. O ministrante é Peterson Silva, escritor e mestrando do Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política da UFSC. As inscrições podem ser feitas neste link e são limitadas a 25 pessoas.

O objetivo do curso é discutir estratégias para lidar com política e tópicos sociológicos fazendo uso de obras ficcionais e auxiliar, assim, tanto professores de línguas quanto professores de sociologia a integrar duas abordagens com vistas ao incentivo à leitura e a uma melhoria do nível de abstração da própria leitura.

A duração do minicurso é de 20 horas, com três encontros de 3h/aula, intercalados com 11 h para planejamento e execução de projetos, além de elaboração (opcional) de artigo acadêmico sobre a experiência.

Datas e local: 20/09, 27/09 e 18/10 na sala do Lefis (E.E.B. Simão José Hess), às 18h45.

Ementa: Circulação de ideias em um debate que antecede a leitura. Leitura do mundo como anterior à leitura do livro. Desconstrução da linguagem e análise de discurso como formas de ampliar as possibilidades de leitura. Aplicação de conceitos teóricos e conhecimento científico como critérios racionais do debate.

Mais informações na página do Lefis.

 

Tags: Discutindo política e sociologia a partir da ficção”filosofiasociologiaUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina