Coordenadoria das Fortalezas lança projeto de educação patrimonial voltado para crianças

28/08/2017 14:59

A Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina, vinculada à Secretaria de Cultura e Arte da Universidade Federal de Santa Catarina (SeCArte/UFSC), iniciou na quinta-feira, 24 de agosto, o projeto de educação patrimonial “Aprender sobre história também é coisa de criança!”, voltado às crianças da educação infantil e do primeiro, segundo e terceiro ano do ensino fundamental.

Em seu primeiro dia de atividade, o projeto recebeu um grupo de crianças da creche Poeta João da Cruz e Souza, da rede municipal de Florianópolis, acompanhado pelas professoras Raquel Nunes de Oliveira, Elisabete Corrêa Carvalho e Manuela Catarina Gomes. O objetivo do projeto é aproximar os estudantes dos conhecimentos relacionados à história das fortalezas de Santa Cruz de Anhatomirim, Santo Antônio de Ratones e São José da Ponta Grossa, e sua vinculação com a história de Florianópolis, sensibilizando para a importância de valorizar e preservar o Patrimônio Histórico Nacional.

A atividade do projeto consiste na contação de história, utilizando o recurso “Caixa de História”, por meio da qual as crianças têm acesso às informações iniciais sobre a construção do sistema defensivo da Ilha de Santa Catarina, o uso, abandono e a restauração das fortalezas e sua consolidação como museus ao ar livre. A contação de história é seguida de uma visita à Fortaleza de São José da Ponta Grossa, onde as crianças podem constatar, por si mesmas, as belezas e a imponência da fortaleza.

O trabalho toma como base a compreensão de que é preciso possibilitar para as crianças, desde pequenas, os conhecimentos produzidos historicamente pela humanidade e que as pessoas só valorizam e cuidam daquilo que conhecem. O projeto possibilita também que as crianças levem para a sua escola folders, flyers e cartões postais sobre as fortificações, indicando aos professores materiais para aprofundamento do conteúdo.

O agendamento de visitas deve ser feito pelo e-mail

Mais informações pelos telefones (48) 3721-8302 | (48) 3721-3857, pelo e-mail ou no site da Coordenadoria das Fortalezas.

 

Fotografias: Franciely Dal Grande Rosa

Texto: Débora Damas/Estagiária de jornalismo da Coordenadoria das Fortalezas/SeCArte/UFSC