Conscientização do combate ao racismo é tema na UFSC nesta sexta e segunda

24/08/2017 10:35

A Secretaria de Ações Afirmativas e Diversidades (SAAD), em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), trará ao campus de Florianópolis da UFSC profissionais da advocacia para intervenções nesta sexta-feira, 25 de agosto, e na segunda-feira, dia 28, para conscientizar estudantes sobre racismo. A ideia surgiu após a ocorrência de atos racistas no segundo semestre de 2016 no campus no bairro Trindade, em específico, após a agressão de uma aluna negra dentro do Restaurante Universitário (RU), no ano passado. O ato foi organizado por integrantes da Comissão de Igualdade Racial da OAB/SC com intuito de informar à comunidade universitária da legislação e órgãos de proteção existentes contra o racismo.

A ação contará com uma tenda em frente à Reitoria, onde a Comissão de Igualdade Racial estará disponível para tirar dúvidas e conversar com os interessados, além da distribuição de panfletos com informações legislativas sobre discriminação racial. A ideia central é poder conscientizar a comunidade sobre os locais para denúncias no âmbito estadual e local (UFSC), quais leis protegem a população contra atos de racismo e outras discriminações.

O horário escolhido para a ação foi estratégico, das 10h às 15h, quando a maioria dos estudantes circula pela região central do campus para almoçar. Os voluntários vão distribuir panfletos informativos na fila do RU e uma tenda será montada na Praça da Cidadania, onde serão prestadas orientações jurídicas, em parceria com a SAAD e membros do Movimento Negro.

A Comissão de Igualdade Racial da OAB/SC, criada em novembro de 2014, tem como objetivo encaminhar denúncias de racismo e realizar atividades de combate ao racismo. Nos últimos anos, alguns casos de racismo dentro da universidade repercutiram na imprensa e nas redes sociais. A ação conjunta entre OAB/SC e UFSC partiu de uma solicitação da Secretaria de Ações Afirmativas e Diversidades (SAAD), criada em 2016 para combater esses casos de intolerância e discriminação na Universidade. A Secretaria é responsável por definir e executar políticas afirmativas focadas em questões étnico-raciais, gênero, orientação sexual e de acessibilidade e equidade.

O evento será realizado nos dias 25 e 28 de agosto, das 10h às 15h, na frente do prédio da reitoria I.

Mais informações no folder do evento.

Fonte: Assessoria de Comunicação da OAB/SC