UFSC recepciona 169 intercambistas de 16 países neste semestre

28/07/2017 12:49

Recepção aos alunos internacionais da UFSC realizada no Auditório da Reitoria, em Florianópolis, no dia 29 de julho

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) receberá 169 intercambistas de 16 países neste início de semestre letivo. A equipe da Secretaria de Relações Internacionais (Sinter) deu as boas-vindas oficiais ao grupo na manhã desta sexta-feira, 28 de julho, no Auditório da Reitoria, em Florianópolis. A palestra teve o objetivo de apresentar os serviços da Sinter, repassar orientações gerais sobre e matrícula, notas, frequência acadêmica e oportunidades para os estudantes estrangeiros na UFSC. Os alunos também foram informados sobre procedimentos de regularização da estada no Brasil com visto de estudante.

A vice-reitora, Alacoque Lorenzini, o pró-reitor de Graduação, Alexandre Marino Costa, e o responsável na UFSC pelo Incoming Exchange Program, Guilherme Carlos da Costa, participaram da cerimônia. “A demanda de estudantes internacionais para fazer intercâmbio na nossa Universidade nos fortalece e engrandece como instituição. Os avanços nas políticas de educação e internacionalização promovem o desenvolvimento humano, a formação de cidadãos e o exercício de uma cidadania planetária”, afirmou Alacoque. No contexto da globalização, a vice-reitora falou aos estudantes sobre a oportunidade de conhecerem diferentes realidades e de explorarem o que há de singular e relevante na UFSC, em Florianópolis e no Brasil.

O secretário de Relações Internacionais da Universidade, Lincoln Fernandes, não pode participar da recepção devido a um compromisso no Rio de Janeiro, mas fez um vídeo para os estudantes, apresentado durante a manhã. Fernandes foi representado por Luciana Miashiro, da Coordenadoria de Apoio Administrativo da Sinter, que conversou em inglês com os estudantes. “A Sinter e a UFSC estão disponíveis para o que vocês precisarem”, informou Luciana.

Momento de descontração durante a recepção aos intercambistas da UFSC

Informações sobre a Universidade, o estado e a cidade foram repassadas aos estudantes, que assistiram ao vídeo institucional da UFSC. “Não queremos que vocês saiam daqui com problemas, queremos que saiam felizes da Universidade e de Florianópolis. Desejamos que, a partir desse momento, vocês também se sintam UFSC”, finalizou Alacoque, após falar sobre a importância do intercâmbio para promoção da solidariedade entre os povos e para o desenvolvimento científico e tecnológico das universidades.

“É muito gratificante participar desse evento e conseguir realizar uma ação afirmativa de internacionalização na Universidade”, disse Marino. O pró-reitor apresentou aos alunos dados sobre os cursos de graduação e sobre a infraestrutura da instituição. “Uma das ações que nos motivam é bem recebê-los. Aproveitem ao máximo a oportunidade de conhecer a UFSC, a nossa cultura, e levem aos colegas nas suas universidades”, complementou.

O grupo de estudantes permanecerá na instituição durante os próximos meses. Os países dos intercambistas foram anunciados e, a cada nome, várias mãos se levantavam no auditório, entre palmas e sorrisos. A maioria dos estudantes chegou à Universidade por meio do programa Incoming, que recebe alunos de instituições conveniadas com por meio de acordos bilaterais, sem o pagamento de bolsas. Atualmente, a UFSC conta com mais de 400 convênios com universidades estrangeiras.

Os alunos receberam orientações da coordenadora do Núcleo de Pesquisa e Ensino de Português – Língua Estrangeira (Nuple) do Departamento de Línguas e Literaturas Estrangeiras (DLLE), Raque D’Ely, sobre cursos de português para estrangeiros, e foram convidados a participar do Seminário Internacional Fazendo Gênero 11, que será realizado na UFSC entre os dias 30 de julho e 4 de agosto. O evento reúne mulheres de todas as partes do mundo, da academia e do ativismo, e promove debates, releituras e autocríticas.

Confira no gráfico a distribuição geográfica dos novos alunos internacionais da UFSC:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mais informações sobre o Programa Incoming aqui.

Texto: Bruna Bertoldi Gonçalves / Jornalista / Agecom / UFSC

Fotos: Ítalo Padilha / Agecom / UFSC