Programação voltada a famílias no Museu da UFSC neste sábado

12/07/2017 10:25

O Museu de Arqueologia e Etnologia Professor Oswaldo Rodrigues Cabral (MArquE) da UFSC convida as famílias a participar de programação especial na exposição “Rendas de Bilro: Coleção MArquE”, com visita mediada e contação da história “Maria Rendeira”, neste sábado, 15 de julho, às 15h30, no Pavilhão de Exposições do museu, campus Florianópolis, no bairro Trindade. Por ser no sábado, a entrada deve ser feita pela rótula da Lauro Linhares. Evento gratuito. Sugestão etária: de 3 a 8 anos. Cada criança deve estar acompanhada de pelo menos um adulto responsável durante todo o período no Museu.

A contação de história:

Foto: Acervo Setor Pedagógico MArquE

Foto: Acervo Setor Pedagógico MArquE

Maria Rendeira é uma livre adaptação do conto “A rendeira e a virgem”, registrada por Franklin Joaquim Cascaes. Conta a história de Maria Tibúrcia, uma menina que veio dos Açores com sua família e trouxe na mala os materiais e a tradição necessários para fazer rendas de bilro.

 

A exposição:

​”Rendas de Bilro: Coleção MArquE” apresenta para o público rendas de diferentes formatos, técnicas e usos. Busca destacar a delicadeza da renda, apresentando na qualidade de objeto artístico o resultado da habilidade das rendeiras de Florianópolis.

As rendas apresentadas evidenciam uma prática cultural com diversos significados. No passado o trabalho era realizado exclusivamente por mulheres, herança cultural transferida de mãe para filha, complemento na renda familiar. Hoje é referência na identidade cultural de uma cidade e resistência de determinados grupos que mantêm essa prática viva e ressignificada.

Foto: Amanda Antunes Bueno​

Fonte: Flora Bazzo Schmidt/Pedagoga do MArquE/UFSC