Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional abre inscrições no dia 1º de agosto

21/07/2017 09:19

O campus da UFSC Blumenau agora é uma das unidades associadas ao Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT), que publicou o edital para realização do Exame Nacional de Acesso (ENA) para ingresso no PROFMAT em 2018. A inscrição no Exame será efetuada exclusivamente via internet, na página http://www.profmat-sbm.org.br de 1º de agosto até as 17h de 15 de setembro. O valor da taxa de inscrição é de R$ 76,00.

Serão 15 vagas oferecidas na UFSC Blumenau (aulas às sextas-feiras, nos períodos vespertino e noturno) e outras 15 na UFSC Florianópolis (aulas às sextas-feiras, nos matutino e vespertino). Também é possível pleitear bolsas junto à CAPES, mediante preenchimento dos pré-requisitos constantes no edital de abertura.

O PROFMAT é um programa de mestrado semipresencial com oferta nacional. É formado por uma rede de Instituições de Ensino Superior, no contexto da Universidade Aberta do Brasil/Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior (CAPES), e coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), com apoio do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).

O programa visa atender, prioritariamente, professores de Matemática em exercício na Educação Básica, especialmente de escolas públicas, que busquem aprimoramento da formação profissional, com ênfase no domínio aprofundado de conteúdo matemático relevante para sua docência.

A pós-graduação foi recomendada pela CAPES, reconhecida pelo Conselho Nacional de Educação – CNE e validada pelo Ministério da Educação com nota 5 (nota máxima para programas de mestrado). As Instituições de Ensino Superior que integram a Rede Nacional do PROFMAT são denominadas Instituições Associadas, as quais asseguram o caráter de gratuidade do Programa, e são responsáveis, por intermédio das respectivas Coordenações Acadêmicas Institucionais, por toda a coordenação das atividades do curso, descritas no Regimento do Profmat e suas normas.

Mais informações na página http://www.profmat-sbm.org.br