Documentário catarinense levará aos Estados Unidos história da comunidade Vila Autódromo

11/07/2017 09:43

O Museu de Arte Moderna de Los Angeles (OCMA) exibe, no próximo dia 28 de julho, o documentário ‘À Espera da Medalha’, que retrata a história da Vila Autódromo, comunidade carioca removida para a construção do Parque Olímpico da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. A exibição faz parte do projeto Cinema na Vila Autódromo, organizado pela artista Nancy Popp e conta com outros filmes sobre a comunidade.

À Espera da Medalha foi produzido pelo jornalista catarinense Lucas Amarildo, como trabalho de conclusão de curso da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Lucas acompanhou a rotina das famílias durante oito meses, registrando a luta dos moradores que tiveram seus lares tomados à força pelo governo, sob argumento de execução do projeto olímpico e dos que resistiram para permanecer.

O documentário também mostra os principais momentos de luta da comunidade e o destino das famílias após a Olimpíada. “Foi incrível conviver este tempo com os moradores, conhecer suas histórias e produzir um trabalho que explora um tema tão desconhecido da população carioca e do restante dos brasileiros”, destaca Lucas Amarildo. Com uma história envolvente, retratada por marcas físicas e emocionais, o trabalho oferece ao espectador uma oportunidade de reflexão, investigando os interesses por trás das remoções e questionando o verdadeiro legado da Olimpíada do Rio.

O trabalho está disponível na internet e pode ser acessado neste link.
Fonte e fotos: Jornalista Lucas Amarildo de Souza