DIVULGA UFSC – 14/07/2017 – edição semanal – 915

14/07/2017 10:20

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
www.divulga.ufsc.br -14/07/2017 – Edição semanal – 915

Secretário do MEC vem à UFSC conhecer capacitação para a Base Nacional Comum Curricular

O Secretário de Educação Básica do Ministério da Educação, Rossieli Soares da Silva, vem a Florianópolis na próxima segunda-feira, 17 de julho, para conhecer um sistema de capacitação a distância para professores e gestores da rede pública de ensino. O projeto, desenvolvido pela Secretaria de Educação a Distância (Sead) da UFSC, permite trabalhar com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A visita será realizada às 8 horas, na sede da secretaria, localizada na área central da cidade, e terá a presença do reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo. Continue a leitura>>.

UFSC e Secretaria de Segurança Pública de SC assinam termo de cooperação técnica

O reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo, da UFSC, e o Secretário de Segurança Pública do Estado de Santa Catarina, César Augusto Grubba, assinaram no dia 11 de julho, um Termo de Cooperação Técnica. O objetivo do acordo é incentivar o intercâmbio técnico, científico, cultural e administrativo entre as duas instituições. Continue a leitura>>.

Desligamento de energia elétrica neste sábado

A Coordenadoria de Manutenção Predial e de Infraestrutura da UFSC comunica que haverá desligamento de energia elétrica neste sábado, 15 de julho, das 8h às 14h, nos seguintes centros, unidades da UFSC e adjacências: CCE; CFM (ala antiga); CCB (ala antiga); EFI; CED;  CFH; NDI; Museu; Horto. Continue a leitura » » .


Agora é a vez dos alunos de pós, docentes, técnicos e gestores avaliarem UFSC e curso

Desde o dia 10 de julho os alunos da pós-graduação, docentes, técnicos-administrativos e gestores podem avaliar a UFSC. Os temas abordados sobre a instituição são os mesmos avaliados pelos estudantes de graduação, cuja pesquisa iniciou no dia 26 de junho. Continue a leitura » ».

Fazendo Gênero e Mundo de Mulheres tem inscrições prorrogadas até dia 30

O 13º Congresso Mundos de Mulheres (Women’s Worlds Congress) e o Seminário Internacional Fazendo Gênero 11 estão com as inscrições prorrogadas até o dia 30 de julho. A UFSC é organizadora e sede dos eventos simultâneos que ocorrem entre os dias 30 de julho e 4 de agosto, em Florianópolis. A organização está a cargo do Instituto de Estudos de Gênero (IEG). Os interessados podem se inscrever no site do evento.

Encontros Internacionais de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos abrem prazo para submissão de trabalhos

Os Encontros de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos (ALFAeEJA), que contarão com atividades no Brasil e Portugal, abriram o prazo para submissão de trabalhos. Organizado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e Universidade do Minho (Portugal), o evento terá encontros nestas três instituições nos dias 11 e 12 de setembro, 23 e 24 de outubro, e 6 a 8 de novembro. Para cada um desses eventos, o participante precisará fazer inscrições e submissões independentes. Continue a leitura>>.


Revalidação de graduação em instituições estrangeiras em consulta pública

A minuta de Resolução Normativa que dispõe sobre o processo de revalidação de diplomas de graduação obtidos em instituições de ensino superior estrangeiras pela Universidade Federal de Santa Catarina está em consulta pública até o dia 31 de julho. Para participar acesse o link: consultapublica.ufsc.br.

Pós-graduação da UFSC discute futuro da Ponte Hercílio Luz em workshop

Um grupo multidisciplinar discutiu a Ponte Hercílio Luz e seu entorno durante workshop de cinco dias realizado em Florianópolis. A programação fez parte da disciplina “Cidades mais Humanas, Inteligentes e Sustentáveis”, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da UFSC. Continue a leitura » ».


Banco de Sangue do HU estabelece canais de comunicação com a comunidade

O Banco de Sangue do o Hospital Universitário (HU/UFSC) funciona desde 1980. Para a coleta, os doadores devem se dirigir ao prédio anexo ao Hospital – Ed. Voluntária Dona Cora – da Associação Amigos do HU, ao lado do Banco do Brasil, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h. O Banco de Sangue conta com um site, e uma página no Facebook. Os dois canais de comunicação foram estabelecidos por meio de parceria com o curso de Design da UFSC. Mais informações (48) 3721-9114.  

Documentário catarinense levará aos Estados Unidos história da comunidade Vila Autódromo

O Museu de Arte Moderna de Los Angeles (OCMA) exibe, no próximo dia 28 de julho, o documentário ‘À Espera da Medalha’, que retrata a história da Vila Autódromo, comunidade carioca removida para a construção do Parque Olímpico da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. A exibição faz parte do projeto Cinema na Vila Autódromo, organizado pela artista Nancy Popp e conta com outros filmes sobre a comunidade. À Espera da Medalha foi produzido pelo jornalista catarinense Lucas Amarildo, como trabalho de conclusão de curso da UFSC. Continue a leitura>>.

Palestra aborda a dívida pública e a contra-reforma da previdência

Esclarecer a dívida pública e apresentar os problemas da Reforma da Previdência foram alguns dos objetivos da palestra ministrada por Edivane de Jesus, assistente social do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), e por Daniel da Cunha Correa da Silva, economista, no dia 7 de julho, no auditório do Centro Socioeconômico (CSE). A atividade foi promovida pelo Conselho Municipal de Saúde (CMS) de Florianópolis, voltada para o grupo de assistentes sociais da cidade. Continue a leitura » ».

Parceria leva estudantes do Colégio de Aplicação da UFSC às fortalezas da Ilha de Santa Catarina

A ampliação da parceria entre a Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina/SeCArte/UFSC e a Escola do Mar (EMar-PMF) possibilitou ao Colégio de Aplicação (CA) levar 100 estudantes do ensino médio, professores e técnicos-administrativos em educação às fortalezas de Santa Cruz de Anhatomirim e Santo Antônio de Ratones. Continue a leitura » » .


Exposição com a coleção científica de fungos, algas e plantas da UFSC

A Biblioteca Central promove a exposição “o Herbário Flor – a coleção científica de fungos, algas e plantas da UFSC”, com visitação até 30 de agosto, das 7h30 às 22h. Haverá sorteio entre os visitantes uma camiseta exclusiva. O Herbário Flor abriga mais de 60 mil amostras preservadas, a maior parte de plantas de Santa Catarina, e constitui um dos maiores repositórios da biodiversidade do estado. Continue a leitura » ».

Programação voltada a famílias no Museu da UFSC neste sábado

O Museu de Arqueologia e Etnologia Professor Oswaldo Rodrigues Cabral (MArquE) da UFSC convida as famílias a participar de programação especial na exposição “Rendas de Bilro: Coleção MArquE”, com visita mediada e contação da história “Maria Rendeira”, neste sábado, 15 de julho, às 15h30, no Pavilhão de Exposições do museu, campus Florianópolis, no bairro Trindade. Continue a leitura » » .

Acompanhe outras notícias da UFSC
noticias.ufsc.br

Confira a programação da TV UFSC
tv.ufsc.br

Siga a UFSC nas redes sociais
Facebook
TwitterFacebook

 


Contatos com a produção deste informativo:
Coordenadoria de Comunicação Organizacional e Novas Mídias – Agecom

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Campus Reitor João David Ferreira Lima. Trindade. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.
/ +55 (48) 3721-2824 / 3721-2825
Acesse nossa Política Editorial
Para deixar de receber nossos boletins, clique aqui.