DIVULGA UFSC – 06/07/2017 – edição 913

06/07/2017 09:42

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
www.divulga.ufsc.br – 06/07/2017 – Edição 913

UFSC oferece cursos de inverno gratuitos de Matemática Básica, Introdução ao Cálculo e Introdução à Física

O Programa de Pós-Graduação em Física organizou cursos concentrados e gratuitos de Matemática Básica,  Introdução ao Cálculo e Introdução à Física para calouros, veteranos e comunidade. São 120 vagas em cada curso, que será oferecido em dois turnos, com 60 vagas cada um. Eles terão a duração de uma semana (cinco dias de aulas de 3h), dos dias 24 a 28 de julho no Espaço Físico Integrado. As inscrições podem ser realizadas no site cursosdeferias.paginas.ufsc.br até 20 de julho. Continue a leitura » » .

Reforma do Ensino Médio é alvo de críticas em painel do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências

A reforma do Ensino Médio foi alvo de duras críticas de pesquisadores e estudantes no Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (Enpec), realizado na UFSC até 6 de julho. O painel sobre o tema contou com a participação dos professores Dante Moura (IFRN) e Paulo Carrano (UFF), da secundarista Ana Júlia Ribeiro (Colégio Estadual Senador Manoel Alencar Guimarães, Curitiba) e mediação de Marcelo Giordan (USP). Continue a leitura » » .

Inscrições abertas para o Prêmio Nacional de Inovação na Gestão Universitária

O Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária – INPEAU – está com inscrições abertas até o dia 21 de julho para o Prêmio Nacional de Inovação na Gestão Universitária Professor João David Ferreira Lima 2017. O prêmio tem como objetivo reconhecer e homenagear modelos, instrumentos ou práticas de gestão universitária inovadoras. Informações e inscrições no site http://premiogestaouniversitaria2017.paginas.ufsc.br/.

Departamento de Fonoaudiologia promove curso de capacitação em disfagia

O curso de capacitação em disfagia, promovido pelo Departamento de Fonoaudiologia da UFSC, ocorre de agosto a outubro, sob a coordenação das professoras Maria Rita Pimenta Rolim e Patrícia Hass. O curso objetiva proporcionar aprimoramento aos fonoaudiólogos na área da disfagia.  As aulas teóricas, práticas e visita técnica são as atividades dos encontros que ocorrerão quinzenalmente, nas sextas e sábados, das 7h30 às 12h e das 13h30 às 18h, no Centro de Ciências da Saúde (CCS). Continue a leitura » ».

Pesquisadores da UFSC ganham prêmio de melhor artigo em congresso europeu

Nos dias 7, 8 e 9 de junho, em Saint Petersburgo (Rússia), foi realizada a 12ª edição do International Forum on Knowledge Asset Dynamics (IFKAD), congresso europeu referência na área de Gestão do Conhecimento. No evento, o professor Gregório Jean Varvakis Rados, do Departamento de Engenharia do Conhecimento, e o doutor Guillermo Antonio Dávila Calle; obtiveram o premio de melhor artigo. Continue a leitura>>.

Inscrições abertas para o programa de intercâmbio na República Checa

A Secretaria de Relações Internacionais (SINTER) informa que estão abertas até o dia 4 de agosto as inscrições para o Programa “UFSC-UHK”, conforme o Edital nº. 10/SINTER/2017. O programa de cooperação entre a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a University of Hradec Králove (UHK), da República Checa, oferece bolsa a estudantes dos cursos de graduação em Antropologia, Ciências Sociais, Filosofia, História e Relações Internacionais. Informações: .

Professora Magaly Mendonça homenageada in memoriam no Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada

Durante o XVII Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada (XVII SBGFA), a professora da UFSC Magaly Mendonça foi homenageada (in memoriam). Magaly faleceu no dia 5 de novembro de 2016, depois de dois anos em luta contra um câncer. Ao final da mesa redonda sobre “Geografia Física e Desastres Naturais”, a professora Lucí Hidalgo Nunes (Unicamp) afirmou que não há como falar de desastres na geografia física brasileira sem recordar do nome da professora Magaly. Continue a leitura » ».

Pós-Graduação em Relações Internacionais abre inscrições para Curso de Inverno

O Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais (PPGRI) oferece de 17 a 21 de julho, o Curso de Inverno: Cooperação Internacional para o Desenvolvimento, ministrado pela professora Monica Hirst, da Universidad Nacional de Quilmes, Argentina. O objetivo é facilitar a integração entre produtores de conhecimento acadêmico e profissionais que atuam na Cooperação Internacional para o Desenvolvimento. O curso será realizado na UFSC de 17 a 21 de julho, das 9h às 12h30, com carga horária de 15 horas. Inscrições até 10 de julho por meio do link.

Congresso Internacional de Desempenho do Setor Público recebe artigos até 10 de julho

O I Congresso Internacional de Desempenho do Setor Público (Cidesp) recebe artigos até 10 de julho. O evento ocorre em Florianópolis, de 4 a 6 de setembro, com apoio da UFSC. Mais informações no site do Cidesp.

Ingressos cortesia para o show ‘TriGo’ ainda estão disponíveis no Centro de Cultura e Eventos

Os ingressos cortesia para o Show TriGo!, previsto para o dia 8 de julho às 20h, no Auditório Garapuvu do Centro de Cultura e Eventos ainda estão disponíveis. Alunos, docentes e técnicos-administrativos interessados podem retirar o ingresso cortesia na Secretaria do Departamento de Cultura e Eventos, piso térreo – Centro de Cultura e Eventos da UFSC, em Florianópolis. Continue a leitura » » .

Acompanhe outras notícias da UFSC

Confira a programação da TV UFSC
tv.ufsc.br

Siga a UFSC nas redes sociais
TwitterFacebook

Contatos com a produção deste informativo:
Coordenadoria de Comunicação Organizacional e Novas Mídias – Agecom

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
/ +55 (48) 3721-2824 / 3721-2825
Acesse nossa Política Editorial
Para deixar de receber nossos boletins, clique aqui.