DIVULGA UFSC – 04/07/2017 – edição 911

04/07/2017 09:49

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
www.divulga.ufsc.br – 04/07/2017 – Edição 911

UFSC Araranguá recebe inscrições para ’22ª Maratona de Programação’

A UFSC Araranguá promove a XXII Maratona de Programação, uma competição que desafia alunos a resolverem problemas utilizando um computador. A primeira etapa está com inscrições abertas através do site . O evento, que ocorre dia 9 de setembro, às 8h, tem como público-alvo os alunos de graduação e pós-graduação dos cursos de Computação, Matemática, Física e Engenharias. Mais informações no site da maratona.

Fonoaudiólogos da UFSC criam centro de referência em voz e deglutição com apoio da FAPESC

Devido à inexistência de atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Santa Catarina nas áreas de voz e disfagia, uma equipe formada por médicos e fonoaudiólogos da UFSC estudou por três anos as alterações nas estruturas envolvidas no processo de deglutição, que podem levar a problemas respiratórios. A pesquisa foi desenvolvida no Ambulatório de Voz do Hospital Universitário. A clínica hoje atende cerca de 30 pacientes por mês. Continue a leitura » ».

Rede Nacional de Ensino e Pesquisa disponibiliza nova ferramenta de acesso a conteúdo científico

Os usuários das instituições pertencentes à comunidade acadêmica federada (CAFe), como a UFSC, têm acesso a diversos serviços, tanto os da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa  (RNP), quanto os oferecidos por outras organizações que participam da Federação e suas parceiras internacionais, como EduGAIN. O mais novo serviço disponibilizado da Federação é o EBSCOhost. A plataforma EBSCOhost oferece o acesso a conteúdo científico e a pesquisa por meio de cinco recursos gratuitos disponíveis aos pesquisadores. Continue a leitura>>.

Medita UFSC prossegue em julho

O projeto de extensão Medita UFSC, iniciado em março deste ano, continuará suas atividades  no período das férias de julho. Os encontros semanais, gratuitos e abertos à comunidade, acontecem nas quartas-feiras de 12 h às 13h , no auditório João Castro, no prédio da Engenharia de Produção (CTC). Não há necessidade de inscrição.  Mais informações: .

Projeto ‘Ginástica Laboral – Bem Estar para Todos’ começa dia 5 de julho

As atividades do projeto “Ginástica Laboral – Bem Estar para Todos”, oferecidas aos professores e técnicos-administrativos em Educação (TAEs), iniciam no dia 5 de julho. Dois horários serão oferecidos, às 10h e às 16h, para que não haja prejuízo no trabalho e os participantes possam ser divididos em duas turmas. Os exercícios serão realizados às segundas, quartas e sextas-feiras, na área interna ou externa da Reitoria I, dependendo da condição climática. Mais informações no site da Sesp .

Ciclo de Debates sobre Educação Infantil promove última palestra do semestre em julho

O XXVII Ciclo de Debates sobre Educação Infantil, promovido pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas da Educação na Pequena Infância (Nupein), promove a palestra “Arquitetura, espaços, tempo e materiais: a Educação Infantil na Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (1976-2012)”, a última do primeiro semestre, no dia 5 de julho. O evento será realizado no Centro de Ciências da Educação (CED), das 17h30 às 20 horas. Mais informações na página do Nupein, pelo Facebook ou pelo telefone (48) 3721-2934.

Exposição ‘Cantos e batuques de uma Florianópolis negra’ no hall do Centro de Cultura e Eventos

A exposição “Cantos e batuques de uma Florianópolis negra”, do pintor Decio David, sob a curadoria de Tiago Vieira da Rosa, inicia dia 5 de julho às 16h, e segue até dia 23, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC. A pintura de Decio caracteriza a cultura, as religiosidades e o cotidiano da população afrocatarinense. Continue a leitura » ».

Cineclube Sessão de Arte exibe filme ‘Dodes’ka-Den’ nesta terça

O projeto Cinema de Arte da UFSC exibirá o filme  “Dodes’ka-Den”, do diretor Akira Kurosawa. A sessão será nesta terça-feira, dia 4 de julho, no Laboratório de Projeção, Bloco D, 1º andar do CCE, às 14h30. Informações: .

USAC promove palestra internacional sobre Literatura Afro-Americana

A professora Qiana Whitted (University of South Carolina) ministra uma palestra sobre Literatura Afro-americana, nesta terça-feira, dia 4/7, às 18h30, na sala Machado de Assis do CCE. O evento “Talk on African-American Literature by Dr Whitted” será ministrado em inglês, numa promoção da  Usac Floripa. Informações no facebook , pelo telefone (48) 37216207, ou .

Música no Lago recebe a banda ‘Plant Amor’ nesta quinta-feira

Na quinta-feira, dia 6 de julho, às 12h30, no lago da UFSC, será realizada mais uma apresentação do projeto Música no Lago, com a banda “Plant Amor”. Continue a leitura » ».

Acompanhe outras notícias da UFSC

Confira a programação da TV UFSC
tv.ufsc.br

Siga a UFSC nas redes sociais
TwitterFacebook

Contatos com a produção deste informativo:
Coordenadoria de Comunicação Organizacional e Novas Mídias – Agecom

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
/ +55 (48) 3721-2824 / 3721-2825
Acesse nossa Política Editorial
Para deixar de receber nossos boletins, clique aqui.