Começa o 9º Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências

03/07/2017 12:36

Foto: Ítalo Padilha/Agecom/UFSC

Começou na UFSC nesta segunda-feira, 3 de junho, o IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (Enpec), evento bienal promovido pela Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (Abrapec). O objetivo é o de reunir e favorecer a interação entre os pesquisadores das áreas de Ensino de Física, de Biologia, de Química, de Geociências, de Ambiente, de Saúde e áreas afins, com a finalidade de discutir trabalhos de pesquisa recentes e tratar de temas de interesse da Abrapec.

O encontro, que vai até o próximo dia 6, quinta-feira, tem como tema central os 20 anos da Associação, tratando das memórias e conquistas e movimentos de resistência. Em torno deste tema serão problematizadas temáticas de pesquisa em análises que vão, segundo os organizadores, expor um caminho percorrido pela comunidade, seus desafios e os enfrentamentos históricos de natureza política e epistemológica.

O IX Enpec conta com atividades como mesas-redondas, sessões de apresentação de trabalhos, debates e encontros. Seu público é formado por pessoas interessadas na pesquisa em Educação em Ciências da Natureza, da Saúde e do Ambiente, incluindo professores-pesquisadores da Educação Básica e Superior, estudantes de pós-graduação, estudantes de licenciatura, formadores de professores e pesquisadores.

Este é o maior evento de pesquisa em Educação em Ciências da América Latina. São esperados professores palestrantes de universidades do Brasil, Austrália, México, França, Espanha, Portugal e Colômbia.