Adesão ao Cadastro Ambiental Rural pode ser feita pela Simbiosis Empresa Júnior a preço acessível

13/07/2017 10:21

A Simbiosis Empresa Júnior, do Curso de Ciências Biológicas da UFSC, oferece consultoria aos proprietários de imóveis rurais para a execução do Cadastro Ambiental Rural (CAR). Propriedades rurais de qualquer tamanho tem até o dia 31 de dezembro de 2017 para aderir ao CAR.

O Cadastro é um registro público eletrônico de âmbito nacional, obrigatório para todos os imóveis rurais, com a finalidade de integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais. Consiste no levantamento de informações georreferenciadas do imóvel, com delimitação das Áreas de Proteção Permanente (APP), Reserva Legal (RL), remanescentes de vegetação nativa, área rural consolidada, áreas de interesse social e de utilidade pública, com o objetivo de traçar um mapa digital a partir do qual são calculados os valores das áreas para diagnóstico ambiental.

A inscrição no CAR possibilita o planejamento ambiental e econômico do uso e ocupação do imóvel rural. Representa o primeiro passo para obtenção da regularidade ambiental.

Vantagens do CAR:

  • acesso ao crédito agrícola;
  • instrumento para planejamento do imóvel rural;
  • comprovação de regularidade ambiental;
  • segurança jurídica para produtores rurais;
  • acesso ao Programa de Regularização Ambiental (PRA);
  • comercialização de Cotas de Reserva Ambiental;
  • maior competitividade no mercado.

Como a Empresa Júnior está vinculada à Universidade, o intuito não é a geração de lucro. Por este motivo, o preço para realização desse serviço é abaixo do mercado. Visa o cuidado com o meio ambiente por meio desta regularização, além, da parte social, disponibiliza o acesso mais fácil para os proprietários rurais de menor renda.

 

A Simbiosis funciona de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 18h, no Campus Florianópolis da UFSC, Centro de Ciências Biológicas (CCB), setor F, térreo, bloco D no prédio MIP, bairro Córrego Grande.

Mais informações pelo telefone (48) 3721-5534 ou pelo e-mail .