UFSC recebe 2ª Reunião do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Planejamento e Administração

08/06/2017 14:50

A 2ª Reunião do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Planejamento e Administração (Florplad) teve início nesta quarta-feira, 7 de junhono Auditório da Reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O evento reuniu profissionais que ocupam cargos de planejamento e administração de 57 Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) com o objetivo de estudar e propor soluções para os problemas relacionados com as áreas de planejamento e administração nessas instituições.

A programação iniciou com uma apresentação do Grupo de Canto Vozes da Ilha e Seresta do Núcleo de Estudos da Terceira Idade (Neti). Logo após, foi realizada a solenidade de abertura, que contou com a presença do pró-reitor de Administração, Jair Napoleão Filho, do secretário de Planejamento e Orçamento, Vladimir Arthur Fey, do coordenador nacional da Forplad, Tomás Dias Santana, do coordenador Regional Sul da Forplad, Caetano Carlos Bonchristiani, da vice-reitora Alacoque Lorenzini Erdmann e do reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo.

Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo. Foto: Henrique Almeida/Agecom/UFSC

Cancellier falou sobre os desafios de gerir uma universidade com a atual conjuntura onde o corte de gastos é uma realidade comum e ressaltou a importância do trabalho do secretário de Planejamento e Orçamento na administração. A UFSC conta com um orçamento médio de 160 milhões por mês, sendo que cerca de 30% do dinheiro é destinado às políticas de permanência.

Em seguida, Jailson Agostinho, assessor jurídico da Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Supeior e de Pesquisa Científica e Tecnológica (Confies), ministrou a palestra “Situação atual das Fundações de apoio e relevância das fundações nos projetos de ensino, pesquisa, extensão e desenvolvimento institucional. O advogado explicou que as fundações são instituições de “duplo comando”, submetidas aos direitos administrativo privado, portanto os investimentos são aplicados de acordo com a origem do financiamento.

Em 2015, o investimento total feito nas fundações foi de 6,1 bi, que atendeu 15 mil projetos por meio de convênios e contratos. O Governo Federal é responsável por 40% desse orçamento, investido no suporte de polos tecnológicos e incubadoras. Jailson Agostinho ainda fez uma recapitulação das leis que regulam o funcionamento das fundações junto às universidades, desde 1994.

A programação do evento segue nos dias 8 e 9 de junho (quinta e sexta-feira), nos períodos da manhã e da tarde, no Hotel Blue Tree Hotels, rua Bocaiuva, 2304, Centro, Florianópolis.

Confira a programação completa.

Giovanna Olivo/Estagiária de Jornalismo/Agecom/UFSC

Tags: ForpladIFESUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina