UFSC é pioneira em aplicar técnicas para pacificação de conflitos familiares na graduação e mestrado

06/06/2017 14:45

A professora da UFSC Grazielly Alessandra Baggenstoss inaugura o “Direito Sistêmico” na graduação e no Mestrado Profissional em Direito.

A matriz epistemológica promove o estudo das questões atinentes a partir de uma perspectiva sistêmica. O programa é restrito aos clientes do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ), na área de Direito das Famílias, e funciona às quintas-feiras, das 9h às 11h50. A UFSC é a primeira instituição de ensino brasileira a estudar cientificamente o método e a aplicar, na modalidade de extensão, as técnicas para pacificação de conflitos familiares.

A constelação sistêmica, seja de pessoas jurídicas, salas de aula (constelação organizacional), ou até mesmo família (constelação familiar), é um tratado no Direito Sistêmico e propõe uma abordagem dos eventos ocorridos em tais localidades e uma análise a partir de suas causas, originadas de determinados padrões mentais.

A professora, que defendeu em 2014 a tese sobre a Teoria dos Sistemas, é coordenadora do Grupo de Pesquisas “Modelagem e Compreensão dos Sistemas Sociais”.

 

Tags: Direito sistêmicoGrazielly Alessandra BaggenstossUFSC